Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Faculdade Santa Teresa reúne profissionais de arquitetura para debates sobre construções históricas e conservação patrimonial

Publicidade

Mais do que apenas construções, os prédios contam a história das cidades, por isso a importância de preservá-los. Nesse contexto, o profissional de arquitetura tem um papel essencial. Para debater o tema, a Faculdade Santa Teresa promove nos próximos meses diversas atividades com a presença de profissionais renomados do mercado, neste segmento.

A coordenadora do curso de Arquitetura da instituição, Melissa Toledo, ressalta que a programação faz parte das atividades de extensão e acontece em todos os períodos. O objetivo, diz ela, é dar oportunidade para que os estudantes tenham contato com profissionais experientes no mercado, além de visualizar na prática o que está sendo repassado pelos professores na sala de aula.

Publicidade

A primeira atividade acontece na próxima segunda-feira (28) e será conduzida pela coordenadora Melissa Toledo que, além de docente, atua no setor público e privado, no segmento de patrimônio cultural. É gerente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa desde 2018, onde atuou no Museu do Homem do Norte, Museu Tiradentes da Polícia Militar, Museu de Arqueologia, além de desenvolver projetos como o “Vivência nos Museus”.  Durante a atividade, ela vai falar sobre a produção arquitetônica e urbanística na civilização ocidental, no período da pré-história até o barroco.

No dia 30 de março, o convidado será o arquiteto e urbanista Skeffinton Oliveira, que vai debater as configurações urbanas do mundo no período compreendido entre a metade do século XIX e a metade do século XX, através de suas relações entre sociedade e espaço.  Skeffinton Oliveira teve passagens por grandes escritórios da cidade e, atualmente, é sócio da empresa Zero 3 Arquitetura.

Já no dia 04 abril, os estudantes vão conversar com o arquiteto e urbanista Pablo Cunha, que vai abordar as manifestações nos períodos Greco-Romano, Renascimento, Maneirismo, Barroco, Arte Moderna, Dadaísmo, Cubismo e Arte Contemporânea. Pablo Cunha tem experiência nas áreas de planejamento urbano, restauração e gestão do patrimônio, arquitetura vernacular, arquitetura e construção modular, construção off-site e acessibilidade em centros urbanos.

O último convidado será o arqueólogo Mick Jone Nogueira Almeida, que estará na faculdade no dia 13 de abril, comentando sobre arqueologia e o planejamento urbano enquanto patrimônio cultural.

Encerrando a programação no dia 26 de maio, os alunos farão uma visita técnica até o Centro Cultural Palácio Rio Negro e o entorno do Parque Senador Jefferson Péres, no Centro histórico de Manaus. O objetivo é apresentar aos alunos de forma prática tudo que foi debatido durante os encontros com os profissionais.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura promove encontro ‘PRÓ-Sistema de Avaliação da Educação Básica’ para educadores

elayne

Prefeitura de Manaus convoca voluntários para escolas da zona rural rodoviária

elayne

Secretaria de Educação convida gestores a se inscreverem no Prêmio de Gestão de Escolar 2020

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais