Conexão Amazônica
AMAZONAS

Famílias estão expostas ao lixo com subida do Rio Negro em Manaus

Publicidade

Uma equipe da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) visitou, nesta sexta-feira (23), áreas afetadas pela cheia dos rios nas zonas Sul e Oeste de Manaus. Além de identificar as demandas da população, durante a inspeção, o defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, convidou lideranças comunitárias para participar de audiência pública na próxima quinta-feira (29), com o objetivo de debater soluções para reduzir os impactos da enchente na capital.

Nas visitas aos bairros São Jorge e Educandos, defensores públicos mapearam locais que necessitam da construção ou substituição de pontes e marombas. Também foram identificadas demandas de saúde, pois, as famílias estão expostas a uma grande uma quantidade de lixo, com a subida das águas e a precariedade das pontes. Há diversos relatos de alergia entre os moradores do Educandos.

Publicidade

Em alguns becos no Educandos, moradores já começaram a deixar suas casas por causa das alagações. Enquanto na região moradores temem perder suas residências, que já começaram a ceder com a enchente, no bairro São Jorge as águas já chegaram a derrubar uma casa.

“Hoje nós conhecemos a realidade dessas pessoas, para assim avaliarmos de que forma podemos buscar assistência para elas. Além da clara necessidade de pontes, marombas e ações de saúde, nós também vamos verificar junto ao Estado e Município, o cadastro para um auxílio-aluguel e a possibilidade de uma solução de moradia, porque muitas famílias correm o risco de perder suas casas”, afirmou o defensor geral, Ricardo Paiva.

Além do subdefensor público geral do Amazonas, Thiago Rosas, também estiveram na visita aos bairros o defensor público Christiano Costa, que é coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), e o defensor Rodolfo Lobo, designado para a Defensoria Especializada em Direitos Humanos.

Thiago Rosas explicou como será o acompanhamento da Defensoria aos afetados pela enchente. “Agora nós vamos oficiar aos órgãos municipais e estaduais para as devidas providências diante das necessidades que identificamos. Na próxima semana, a Defensoria vai continuar visitando as áreas afetadas pela cheia e verificar se as medidas que indicamos estão sendo tomadas. Vamos continuar acompanhando os bairros, além de realizarmos a audiência pública”, destacou o subdefensor geral.

Audiência Pública

A Defensoria Pública do Estado realiza, na próxima quinta-feira (29), uma audiência pública para debater medidas que possam reduzir os impactos da enchente em Manaus. O evento acontece no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), às 9h, e contará com a participação presencial e virtual de moradores das áreas afetadas pela cheia, além de autoridades municipais e parlamentares.

“A exemplo do trabalho que estamos realizando no interior do Amazonas, também queremos estar ao lado da população que sofre todos os anos com a cheia aqui na capital. A Defensoria quer estar com o povo, que é a razão de existir da instituição”, ressalta o defensor geral, Ricardo Paiva.

Pessoas interessadas também poderão opinar por meio dos comentários da transmissão da audiência, que vai ocorrer pelo canal da Defensoria no YouTube. Durante o debate, perguntas e comentários feitos por internautas serão selecionados para discussão na audiência pública. Segundo Paiva, essa foi a forma encontrada pela Defensoria para tentar enriquecer o diálogo sobre as cheias, diante da necessidade de adoção das medidas de prevenção contra a Covid-19.

Publicidade

Leia mais

UGPE apresenta ao BID estudos sobre soluções para disposição de resíduos sólidos em Parintins

elayne

Em viagem á China Wilson Lima busca atrair e ampliar investimento para o Amazonas

elayne

Detran-AM investe em atendimento e usuário consegue receber CNH e CRLV em até dois dias úteis

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais