Conexão Amazônica
GERAL

FEI lança campanha voltada aos povos indígenas em alusão ao Setembro Amarelo

Publicidade

 
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), lançou nesta sexta-feira (10/09) uma série de vídeos em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A ação realizada nas redes sociais da instituição tem como objetivo desenvolver o conhecimento da causa no meio indígena.
 
Segundo o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, o Setembro Amarelo é o mês de abraçar a conscientização da fala e do agir, com intuito de cuidar do próximo, tendo empatia para com o ser humano e todas as etnias.
 
“O mês que veste amarelo, abraça e busca ajudar a todos que passam por dificuldades, não somente aos parentes, mas a todos que lutam durante o ano para salvar vidas e curar as dores. Pensando no bem-estar da comunidade indígena, estamos de portas abertas com os atendimentos psicológicos, como forma de contribuir prestando o apoio que precisam”, disse.
 
A psicóloga e terapeuta holística da FEI, Lucia Neves, comenta a importância de se levar conhecimento de causa aos demais públicos e convida a todos a prestigiar a série de vídeos.
 
“Estamos passando por um mês em que a campanha em questão é de grande importância a ser falada e para incentivar o conhecimento dela. Convido a todos que queiram saber um pouco mais a respeito do Setembro Amarelo a assistir a nossa sequência de vídeos esclarecedores e explicativos, através das nossas redes sociais”, convidou.
 
Atendimentos psicológicos – A Fundação conta com atendimento psicológico durante todo o ano e principalmente no mês de setembro, voltado à saúde mental. O agendamento deve ser feito na sede da Instituição, localizada na avenida Torquato Tapajós, s/n°, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus, das 8h às 15h.
 
Para realizar a consulta, o paciente ou responsável deve estar portando o RG, CPF, Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani) ou Autodeclaração Indígena, conforme o horário de atendimento.
 
Setembro Amarelo – Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O objetivo da campanha é a redução do número de suicídios no Brasil, que corresponde a cerca de 13 mil ao ano. Desse total, 96,8% dos casos estão relacionados a problemas mentais, como depressão, transtorno bipolar e excesso do uso de substâncias.
 
A campanha de Setembro Amarelo é enfatizada durante todo o mês junto à população, com intuito de conscientizar a todos sobre a importância da vida. Informações de apoio e atendimento psiquiátrico são disponibilizados pela ABP por meio do site https://www.setembroamarelo.com/.
 
FOTOS: Anna Patrícia/FEI
 

Publicidade

Leia mais

Grupo Natan abre vagas para motoristas, motoboys e outras funções, em Manaus e Manacapuru

Daly Ruiz

Integração para Distrito Turístico marca reunião entre prefeitura e Suframa

elayne

Corpo de Bombeiros realiza resgate de vítima de acidente fatal com pipa, em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais