Um dos maiores tenores do Brasil e com expressiva carreira internacional, Fernando Portari cantará pela primeira vez no Encontro de Tenores, em Manaus, evento que está na sua 13ª edição. O cantor retorna ao palco do Teatro Amazonas para uma participação especial no evento, que acontece dias 25 e 26 de outubro, e vai reunir grandes vozes da atualidade, nacionais e internacionais, tendo como anfitrião e idealizador do projeto o tenor amazonense Miquéias William.
“Desde a primeira edição do evento que o convido, mas por questões de agenda não conseguimos conciliar. Estou muito feliz por este ano podermos contar com a participação do Fernando Portari. Além de ele ser um dos maiores tenores do país, é uma pessoa que eu tenho imensa admiração, acompanho a carreira dele desde muito tempo, já assisti grandes óperas com ele, e essa participação só vem enriquecer o nosso Encontro, posicionando-o já como uma referência no segmento da ópera, no Brasil”, afirma Miquéias William.
Fernando Portari, que ano passado cantou no palco do Teatro Amazonas, na Ópera Peter Grimes e também no Musical “O Auto da Compadecida”, se apresentará no Encontro de Tenores com uma ária da Ópera Fedora (Umberto Giordano) e também com “Maria”, do musical West Side Story, dos compositores Leonard Bernstein e Stephen Sondheim. Também dividirão o palco com ele e Miquéias, no Encontro, os tenores Thiago Arancam, Samuel Wallace, Noé Moreno e Daniel Menezes.
O convidado
Fernando Portari é um dos tenores mais importantes de sua geração, construindo uma expressiva carreira internacional, apresentando-se em teatros como o Alla Scala, em Milão, e na Staatsoper de Berlim, ao lado da grande da soprano russa Anna Netrebko, sob a regência de Daniel Barenboim. Também apresentou-se na Komische Oper e na Deutsche Oper de Berlim, Hamburgo, na Ópera de Genebra, em Moscou, na ópera de Varsóvia, na República Tcheca, no teatro São Carlos de Lisboa, no La Fenice, em Veneza, no Comunale de Bologna, Massimo de Palermo , no Teatro Liceu de Barcelona, em La Coruña e Sevilha, na Ópera de Helsinki, no Grande Teatro em Abu Dhabi, no Teatro de Palm Beach, em Carolina do Norte, nos EUA, e nas principais casas de ópera e salas de concerto por todo o Brasil.