Conexão Amazônica
CULTURA

Festival Amazonas de Dança inicia na terça-feira (5/11)

Publicidade

Com programação até o dia 10 de novembro, nona edição do evento terá 12 espetáculos contemplados, além de oficinas e palestras gratuitas

A nona edição do Festival Amazonas de Dança (FAD) inicia na terça-feira (05/11), no palco do Teatro Amazonas, e segue até o dia 10 de novembro, com apresentações também no Largo de São Sebastião e Teatro da Instalação, reunindo 12 espetáculos contemplados, além de oficinas, palestras e rodas de conversa para o público. O evento, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem entrada gratuita em todas as atividades.

Publicidade

A abertura do Festival, que será realizada às 20h, contará com dois espetáculos, a mostra parcial de “Grito” e “Suíte Retratos”, que marcam a estreia do Balé Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

O espetáculo “Grito” (22 minutos), com coreografia de Adriana Goes e direção artística de Baldoino Leite, fala sobre a manifestação do grito no uso do corpo, voz e músculos, usando os gestos e movimentos da dança como ferramentas de reflexão e mudança. Já em “Suíte Retratos” (15 min), o Balé Jovem terá a participação da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), com regência do maestro Davi Nunes, para encenar obras de importantes compositores brasileiros.

“É um marco histórico lançar oficialmente o Balé Jovem, que será mais um espaço de experimentação e potencialização dos jovens talentos da dança no Amazonas. A estreia no Festival de Dança é bastante significativa, pois este grupo também cria oportunidades para o intercâmbio de novos bailarinos, coreógrafos e diretores, preparando para o mercado de trabalho. Este primeiro grupo é formado por alunos avançados do Liceu, alunos egressos e da comunidade artística”, destaca Baldoino Leite, coordenador do Núcleo de Dança do Liceu.

No encerramento do primeiro dia, já pela mostra oficial do FAD, será apresentado o espetáculo “Ingênuo Amor”, às 21h10, contemplado na categoria de 25 a 30 minutos.

A obra retrata a inexperiência de duas amigas de personalidades distintas, que se envolvem em relacionamentos e refletem sobre o que se deve valorizar em uma relação, até onde é válido lutar por uma paixão platônica e quando se deve parar de insistir para não sofrer e poder levar sua vida adiante. A direção é de Reysson Brandão e a coreografia é de Juliana Borges.

“O espetáculo fala muito do relacionamento romântico entre o homem e uma mulher, e toca em pontos como masculinidade, de como o homem vê o feminino e as formas de se relacionar”, destaca o diretor Reysson Brandão. “Estou muito feliz por poder participar da primeira noite com um espetáculo contemplado em meu nome que será um marco em minha carreira”, complementa.

Espetáculos – O 9º Festival de Dança teve 12 espetáculos contemplados, em três categorias. Na categoria de 10 a 15 minutos, serão apresentados “Ananse”, “Daily Vlog” e “Waranã”.

De 25 a 30 minutos, os espetáculos selecionados são “Aponte”; “Ingênuo Amor”; “Filhos da Terra”, “Memórias do Chão”. Já na categoria de 40 a 45 minutos estão “Enruína”; “Ruína”; “Mithus”; “Chico: o corpo em cores e sons” e “Formas de Dizer Meu Nome”.

Além da mostra oficial, a programação ainda conta com apresentações do Liceu Claudio Santoro, Ovam e também do Corpo de Dança do Amazonas. “O Festival Amazonas de Dança foi construído junto a representantes do segmento e vem diversificado, fortalecido e com espetáculos que prometem mostrar ao público amazonense toda a expressividade do movimento”, destacou o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

A nona edição do FAD teve a curadoria do coreógrafo, bailarino e artista plástico Maurício de Oliveira; do b-boy, fundador e diretor da Nativos Crew, Maykon Almeida (Mayking); e da fundadora e diretora da BTA Cia. de Dança e idealizadora e coordenadora da Mostra de Dança de Manaus (Modama), Ana Mendes.Oficinas – Entre 6 e 9 de novembro, o FAD oferece ações formativas entre oficinas, palestras, rodas de conversa e vivência com os grupos e companhias envolvidos no festival. A programação tem acesso gratuito.

Serão realizadas oficinas de ballet clássico intermediário, de hip hop, de criação cênica em danças urbanas, de processos criativos, além de palestras, diálogos e vivências com profissionais das companhias.

Para se inscrever e verificar o horário e dia de cada oficina, basta acessar o formulário disponível no link: bit.ly/oficinasFAD. Serão disponibilizadas 40 vagas por ação formativa, onde 30 podem ser requisitadas pelo formulário online e 10 em até 15 minutos antes de cada evento.

Homenageado – Na nona edição do FAD, o homenageado será o bailarino, coreógrafo, diretor artístico e produtor cultural, Jorge Kennedy, que receberá uma placa de homenagem no palco do Teatro Amazonas, no encerramento do evento.

Kennedy nasceu no estado do Acre, na cidade de Rio Branco, e chegou a Manaus em 1980. Desde 1982, vem desenvolvendo uma das mais sólidas carreiras em artes cênicas da região Norte do país. Já são mais de 35 anos dedicados quase que exclusivamente à criação e ao contato profundo com as manifestações culturais do Amazonas.

“É uma alegria e um orgulho grande receber esta homenagem em um festival do qual também fui um dos idealizadores e que ajudei a construir. O FAD é um momento em que todos estamos juntos e podemos criar novos projetos para os bailarinos e bailarinos do futuro. Receber este prêmio me coloca num grupo que lutou e batalhou para que o cenário da dança e as artes prosperassem no Amazonas, e eu agradeço por isso”, declara.

Confira a programação Festival Amazonas de Dança:

Terça-feira (05/11)
Teatro Amazonas (avenida Eduardo Ribeiro, Centro)
20h – Cerimônia de abertura
20h15 -“Suíte Retratos” – Balé Jovem do Liceu Claudio Santoro e Orquestra de Violões do Amazonas
20h40 – “Grito” – Balé Jovem do Liceu Claudio Santoro
21h10 – “Ingênuo Amor”, de Reysson Brandão
Classificação livre

Quarta-feira (06/11)
Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, Centro)
10h – “Carnaval dos Animais”, com o Corpo de Dança do Amazonas
Classificação livre

Quinta-feira (07/11)
Teatro da Instalação
10h – “Carnaval dos Animais”, com o Corpo de Dança do Amazonas
Classificação livre
18h – “Daily Vlog”, de Anderson Galdino
Classificação livre
18h20 – “Ruína”, da Cia. de Dança Fragmento de Rua
Classificação livre

Sexta-feira (08/11)
Teatro da Instalação
10h – “Carnaval dos Animais”, com o Corpo de Dança do Amazonas
Classificação livre
18h – “Aponte”, de Alana Nascimento e Talita Menezes
Classificação livre
18h30 – “Memórias no Chão”, do Grupo Caminhos
Classificação livre
19h10 – “Waranã”, de Will Cruz
Classificação livre

Teatro Amazonas
20h – “As Formas de Dizer Meu Nome”, da Cia. Expressão e Vida
Classificação livre

Sábado (09/11)
Largo de São Sebastião (Centro)
17h30 – “Ananse”, de Flip Produções
Classificação livre
18h – “Enruína”, da Cia. Arte e Movimento
Classificação livre

Teatro Amazonas
20h – “Chico – o corpo em cores e sons”, de Contém Dança Cia.
Classificação indicativa para 16 anos.

Domingo (10/11)
Largo de São Sebastião
17h30 – “Filhos da Terra”, da Índios.Com Cia. de Dança
Classificação livre

Teatro Amazonas
19h – Cerimônia de encerramento
19h20 – “Mithus”, da Pajé Cia. de Dança
Classificação livre

FOTOS: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Prefeitura aprova fomento de R$ 15 milhões para setor cultural

elayne

Pic Place e Amazonas Shopping lançam Exposição de Cenários ‘Instagramáveis’

Daly Ruiz

Abrasel lança projeto “Ranking Melhores Experiências”, para a alimentação fora do lar, nesta quinta, 30

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais