Pela primeira vez em formato de ópera no Brasil, ‘Piedade’ será apresentada no palco do Teatro Amazonas, neste domingo (21).
O 25º Festival Amazonas de Ópera apresenta a ópera “Piedade”, de João Guilherme Ripper, neste domingo (21), às 19h, no Teatro Amazonas, Centro de Manaus. A obra narra a trágica história do escritor Euclides de Cunha.
É a primeira vez que a história ganha uma montagem em formato de ópera no Brasil. Segundo o diretor musical de “Piedade”, Otávio Simões, normalmente, o título que é encenado em formato reduzido, no festival amazonense.
“A ópera nunca foi apresentada na forma completa, com a orquestra no fosso, cenário, figurino e cena acontecendo. Sempre foi semi encenada, com orquestra no palco, em espaços menores ou com uma orquestra reduzida. Primeira vez como ópera mesmo será no 25º Festival Amazonas de Ópera”, revela Simões, que assume também a regência da Amazonas Filarmônica para as apresentações de “Piedade”.
De acordo com Otávio Simões, a obra comporta todos os elementos que do gênero lírico: orquestra, solistas, cenário e figurino.
Com duração de 1h45, a montagem é dividida em quatro atos, sem intervalos, e traz a participação do concertista de violão, Paulo Pedrassoli. “A ópera brasileira “Piedade” é considerada uma das mais bonitas, pois é repleta de melodias tocantes que o público vai se identificar. A participação do violão, em quatro momentos, no início de cada ato, conquista o público com facilidade”, destacou o maestro.
Ao longo dos três atos, a obra de João Guilherme Ripper é levada ao palco do Teatro Amazonas, acompanhado pela Amazonas Filarmônica. O figurino é assinado por Olintho Malaquias e a cenografia do bairro do subúrbio carioca, é de Giorgia Massetani.
“Uma das características do festival é privilegiar óperas de compositores brasileiros, assim como a participação dos solistas que se destacam na cena lírica nacional e nos nossos corpos artísticos. O compositor de Piedade, João Guilherme Ripper, tem uma história muito estreita com o festival e, em várias edições, já nos presenteou com grandes obras”, ressaltou o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressaltou a participação de compositores e artistas brasileiros no festival.
Depois deste domingo, a ópera será apresentada nos dias 24 e 27 de maio.
História real
A ópera narra o escândalo da “tragédia de Piedade”, que aconteceu no século 20, no Rio de Janeiro. Baseado na história do escritor Euclides da Cunha (Homero Velho), cuja esposa, Anna (Gabriella Pace), se envolveu com o militar Dilermando de Assis (Daniel Umbelino), se passa no bairro carioca Piedade.
Um dos protagonistas, Euclides da Cunha (1866-1909) foi escritor, jornalista e professor. É autor da obra “Os Sertões”, que representou uma das principais realizações do “Pré-Modernismo”.
Euclides morreu em um confronto com o Dilermando, uma tragédia que fez mais uma vítima, anos depois.
Ingressos
Os ingressos para a ópera “Piedade” estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.shopingressos.com.br.
A segunda apresentação, no dia 24 de maio, terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
Foto: Secretaria de Cultura
Por g1 AM