Conexão Amazônica
CULTURA

Festival Amazonas Jazz realiza programação artística e pedagógica com transmissão ao vivo pela internet

Publicidade

Em tempos de isolamento social, a internet se tornou destino certo de quem busca arte, aprendizado e entretenimento, seja por meio de séries e filmes, apresentações musicais e até cursos sobre os mais diversos temas. Pensando nisso, o Festival Amazonas Jazz promoverá, a partir da próxima segunda-feira (18/05), o projeto “Jazz na Sala”, uma programação com transmissão ao vivo de mesas-redondas, workshops e rodas de conversa com os artistas e técnicos integrantes do evento, que teve sua data adiada em virtude da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Por meio dos encontros virtuais, o “Jazz na Sala” tem a proposta de gerar conteúdo educacional e oferecer uma programação cultural gratuita, abordando tópicos relacionados com a produção artística em geral e com o Festival Amazonas Jazz.

Publicidade

O projeto também busca dar espaço e visibilidade para os artistas e produtores culturais, como meio de expressão e fortalecimento de seu papel na sociedade, conforme destaca o secretário Marcos Apolo Muniz. “As lives se tornaram uma importante alternativa para manter a produção artística e intelectual viva. No atual contexto, as atividades artísticas passaram também a ter um papel estratégico, no sentido de minimizar os impactos da quebra de rotina, de conectar as pessoas durante o isolamento social e de trazer leveza para o dia a dia”, afirma.

Já o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, enfatiza que a universidade reafirma o compromisso com a valorização da cultura e dos artistas locais apoiando essas apresentações virtuais. De acordo com Cleinaldo, um dos aspectos da UEA é promover a cidadania e a inclusão social por meio da arte.

“É uma alegria participar desse projeto. Incentivar a cultura é um dos papéis da UEA. Será um momento muito importante, no qual teremos um intercâmbio com os maiores valores do jazz do Brasil e do mundo. Transformar a cultura em cidadania é um legado vivo. Com certeza o ‘Jazz na Sala’ será um sucesso”, disse o reitor.

Programação – A programação ocorrerá de segunda a sexta-feira, entre os dias 18 e 22, e 25 a 29 de maio. Serão duas transmissões ao vivo por dia: às 11h e às 16h (horários de Brasília).

As sessões serão transmitidas por meio da sala de teleconferências da UEA, em paralelo com outras plataformas digitais, como o canal do YouTube e a página do Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O cronograma do “Jazz na Sala” conta com atividades de 40 a 50 minutos, entre elas rodas de conversa, workshops, mesas-redondas e fóruns, que terão como mediadores o diretor artístico do Festival Amazonas Jazz, maestro Rui Carvalho, o coordenador da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA), professor Fábio do Carmo, e outros especialistas convidados.

As temáticas a serem abordadas no projeto seguirão a grade acadêmica do festival, com assuntos de interesse de toda a cadeia da economia criativa, como iluminação, jornalismo cultural, instrumentos de sopro, dança contemporânea, comunicação para eventos, entre outros.

Participantes – Na lista de participantes confirmados, estão artistas que integram a nata do jazz e da música popular brasileira. Entre eles, a intérprete, compositora e pianista, Leila Pinheiro, que em seus 40 anos de carreira se consagrou como uma das maiores vozes do país.

Outros nomes que se destacam são o saxofonista e compositor paulista, Marcelo Coelho, referência no cenário da música instrumental de vanguarda; o guitarrista, compositor e arranjador capixaba, Bruno Mangueira; o músico paulista Daniel D’Alcântara, um dos grandes nomes do trompete brasileiro na atualidade; e os músicos e pesquisadores amazonenses, Karine Aguiar e Ygor Saunier, criadores do projeto Jungle Jazz, que vem sendo reconhecido internacionalmente.

A programação também terá um participante internacional, o porto-riquenho radicado em Nova York, Edsel Gomez. Considerado um dos principais pianistas de jazz latino do mundo, o músico morou no Brasil entre 1986 e 1996, período em que trabalhou com diversos artistas como Wilson Simonal, Paulinho da Viola, Caetano Veloso e João Bosco.

Além de músicos, o projeto “Jazz na Sala” reunirá profissionais de diferentes áreas da cultura, como o diretor de palco e engenheiro de som paulista, Clément Zular; o jornalista e crítico musical Carlos Calado, colaborador dos jornais “Folha de S. Paulo” e “Valor Econômico”; o bailarino e coreógrafo paulista, Rui Moreira; e a iluminadora amazonense, Fernanda Mattos de Souza.

A programação completa pode ser conferida no site: www.festivalamazonasjazz.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Segunda, dia 18/05

11h – 12h

Masterclass: Saxofone/Improvisação
Rodrigo Ursaia

16h – 18h

Debate: Perspectivas da Dança Contemporânea
Rui Moreira
Mário Nascimento

Terça, dia 19/05

11h – 12h

Master Class: Bateria
Maurício Zottarelli

16h

Debate: A Produção Musical do Boi-Bumbá de Parintins
Rui Carvalho (mediador)
Jonilson Reis
Sidney Rezende
Neil Armstrong

Quarta, dia 20/05

11h – 12h

Master Class: Guitarra
Bruno Mangueira

16h

Debate: Ecomusicologia/Etnomusicologia/Amazônia em Foco
Karine Aguiar
Ygor Saunier
Rui Carvalho

Quinta, dia 21/05

11h – 12h

Master Class: Iluminação
Fernanda Mattos De Souza

16h

Master Class: Piano Salsa
Edsel Gomez

Sexta, dia 22/05

11h – 12h

Workshop: Bateria/Ritmos do Norte
Airton Silva

16h

Master Class: Guitarra/Saxofone
Ismael Nascimento

Segunda, dia 25/05

11h – 12h

Master Class: Rítmica/Improvisação/Saxofone
Marcelo Coelho

16h

Debate: Festivais De Jazz
Carlos Calado
Sérgio Karam
Rui Carvalho

Terça, dia 26/05

11h – 12h

Workshop: Percussão
Vinícius Barros

16h

Debate: Estratégia de Comunicação do Festival Amazonas Jazz
Inês Daou
Emanuelle Campos
Rui Carvalho
Márcio Alexandre
Alexandre Donsouzis
Fabrinni Oliveira

Quarta, dia 27/05

11h – 12h

Workshop
Fábio Carmo Plácido
Alison Moura

16h

Palestra: Beiradão
Ênio Prieto

Quinta, dia 28/05

11h – 12h

Master Class: Trompete/Improvisação
Daniel D’Alcântara

16h

Palestra: Audio Streaming
Clément Zular

Sexta, dia 29/05

11h – 12h

Live de Gravação e Conversa com Público
Leila Pinheiro

16h

Debate: Economia Criativa
Secretário Marcos Apolo Muniz

FOTOS: Divulgação e David Lyell (foto de Bruno Mangueira)

Publicidade

Leia mais

Concurso amazonense gastronômico para escolha do nome de prato chega na reta final. Saiba como participar!

Daly Ruiz

Chef Dedé Parente é um dos mais esperados no “Arraial Chefs de Ponta”

Daly Ruiz

Dia da Pizza: Prato popular em todo o país ganha versões saudáveis

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais