O bairro Viver Melhor, localizado na zona Norte de Manaus (AM) será contemplado com um festival de grafite nos próximos dias 23 e 24 de agosto. O evento de responsabilidade do projeto “Hip Hop Se Liga” e idealizado pelo coletivo Conexão Graffiti, será realizado na escola estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, localizada na Rua Rio Maicuru – Lago Azul, zona Norte de Manaus.
O evento contará com a participação de 19 grafiteiro (as) que irão produzir um mural coletivo de 500 metros quadrados, além de apresentações musicais da rapper Kokama Cida Aripória, da MC Emilly VDK, do Zulu DJ MC Fino, DJ Júnior Xoque e do DJ Maycon, O Tal Falado, sendo uma programação totalmente gratuita e aberta.
O festival Hip Hop Se Liga contará com as presenças dos artistas urbanos: BYNOS, LOBÃO, WIRA TINI, HIPZ, CRIA, MIA, ALIE, MAIS, ART, OLI, IZI, RIO NEGRINA, MANÉ, CORT, TASSY, TYNA, ZOCK, SONEY e DAY ARTISTA, a cineasta e produtora audiovisual Taly Nayá, a interprete de LIBRAS Fabiana Ferreira e o monitor de LIBRAS Thiago Henrique, profissionais especializados em acessibilidade cultural.
Segundo o produtor cultural Avelino Borges, o festival vai promover uma troca cultural entre os artistas e a comunidade do Viver Melhor, proporcionando uma integração entre o Hip Hop, a expressão artística e a formação de público consumidor de obras de arte, contribuindo para que Manaus seja uma cidade culturalmente acessível com uma galeria de arte na periferia.
O “Hip Hop Se Liga” busca humanizar um espaço coletivo em uma área periférica da cidade estabelecendo, assim, uma relação afetiva entre os moradores e o lugar, ao mesmo tempo em que levará cores vibrantes e estilos únicos para os muros de uma escola pública.
O grafite enquanto linguagem artística se apresenta como elemento universal e espontâneo, indo além de apenas obra de arte, interagindo de uma forma dinâmica com o cotidiano das cidades, desta forma, os murais artísticos transformam bairros em destinos turísticos atrativos, elevando a estética local e gerando economia criativa que tem como objetivos fortalecer a cultura Hip Hop no Estado do Amazonas e valorizar os artistas locais e as suas produções culturais.
O projeto HIP HOP SE LIGA é realizado com o apoio do Governo do Estado/Conselho Estadual de Cultura/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, bem como do Governo Federal e foi contemplado no EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024 – FOMENTO À EXECUÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS DE HIP HOP.