Conexão Amazônica
GERAL

Fios e cabos elétricos de baixa tensão são fiscalizados na Operação Ligação Segura

Publicidade


Ação é realizada pelo Ipem-AM por meio de perícias, a fim de verificar a segurança e qualidade dos produtos
 
Com o objetivo de garantir a segurança e qualidade de fios e cabos elétricos de baixa tensão de fabricação nacional, local e do comércio em geral, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), autarquia estadual e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realiza nesta quinta-feira (19/08) a Operação Ligação Segura, por meio da perícia no laboratório do órgão de 21 amostras de fios e cabos coletados.
 
Durante as perícias, o Ipem-AM utiliza o microhmímetro, uma nova tecnologia capaz de avaliar a qualidade do material empregado na fabricação dos fios e cabos. A ação leva em conta que os itens são parte importante na instalação elétrica de um imóvel e que, se adquiridos de forma irregular, podem gerar aumento do consumo de energia elétrica e superaquecimento na fiação, podendo até provocar incêndio.
 
O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, orienta a população sobre os cuidados na compra de fios e cabos de baixa tensão. “Para que a instalação seja segura é importante fazer aquisição desses produtos certificados pelo Inmetro, evitando possíveis acidentes relacionados à baixa qualidade do material”, orientou Márcio Brito.
 
Confira as dicas do Ipem-AM ao fazer aquisição de fios e cabos elétricos de baixa tensão:
 
• Observar se na etiqueta do produto consta o selo do Inmetro;
 
• Verificar o número de registro do produto;
 
• Ficar atento se o produto contém o nome do fabricante, bem como CNPJ e telefone para contato;
 
• Observar se na etiqueta ou embalagem do produto consta a indicação do comprimento nominal em metros;
 
• Na embalagem deve constar ainda a data de fabricação e o lote do produto.
 
Irregularidades – Caso sejam identificadas irregularidades, as empresas serão autuadas, tendo um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao órgão. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
 
Dados da fiscalização em 2020 – O Ipem-AM fiscalizou no ano passado 2.498 amostras de fios e cabos elétricos de baixa tensão, sendo 1.102 unidades interditadas por apresentar irregularidades, como a baixa quantidade de cobre no produto.
 
Denúncias – Para denúncias, reclamações, dúvidas ou sugestões, a população pode entrar em contato com a ouvidoria do órgão, pelo número 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou enviar mensagem no Fale Conosco no site do órgão: www.ipem.am.gov.br.
 
FOTOS: Alexandre Vieira/Ipem-AM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus participa de reinauguração de sede do Iphan e da posse da nova superintendente

elayne

Novas tecnologias vão beneficiar o sistema de transporte urbano de Manaus

elayne

Auxílio Brasil de R$ 400 será pago a 17,5 mi a partir de 18 de janeiro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais