Conexão Amazônica
AMAZONAS

Fiscalização de trânsito é intensificada no período natalino e flagra 33 motoristas alcoolizados

Publicidade

Com a proximidade das festas de fim de ano, o Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM) está intensificando a fiscalização da Lei Seca em Manaus. Durante a operação, que ocorreu entre terça-feira, 10, e a madrugada do último domingo, 15, 33 motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool, 55 veículos – sendo 19 carros e 36 motos – foram removidos, e 289 autos de infração foram emitidos contra condutores por diversas irregularidades.

O objetivo das ações é promover a ordem e o bem-estar social no trânsito, além de inibir infrações de trânsito, como a circulação de motoristas alcoolizados e a prática de infrações de trânsito. As operações de trânsito fazem parte da estratégia do Sistema de Segurança Pública do Governo do Amazonas para a redução dos índices de criminalidade e ocorrências de trânsito.

Publicidade

As ações de Lei Seca contam com o apoio das Polícias Civil e Militar, por meio do Batalhão de Trânsito da Policia Militar (BPTran). Durante as ações, mais de 900 motoristas foram abordados e todos eles passaram pelo teste do bafômetro. O resultado só foi possível graças ao novo aparelho de bafômetro adquirido recentemente pelo Detran-AM.

Bafômetro – O novo aparelho é utilizado para fazer a triagem dos motoristas que foram abordados durante as operações da Lei Seca. Ao assoprar no equipamento, uma luz se acende indicando se há algum vestígio de álcool. Se a luz for verde, o motorista é liberado. Se for vermelha, ele deverá fazer o teste no bafômetro convencional, aferido, certificado e homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O novo aparelho identifica no ar a presença de álcool, a uma distância de 20 a 30 centímetros, o que agilizará o trabalho dos agentes do Detran-AM. O teste dura no máximo 15 segundos, o que permite aos agentes realizar em média 10 testes por minuto.

A ação de fiscalização foi realizada em diversas zonas da cidade, quando 37 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e 41 CNHs foram retidas. Além disso, 18 motoristas sem CNH foram flagrados conduzindo veículos.

Cerca de 50 agentes de fiscalização atuaram com equipamentos operacionais e tecnológicos como etilômetros (que verificam o nível de álcool no sangue) e o talonário eletrônico (que garante máxima eficiência e transparência ao processo de notificação de condutores).

Lei Seca – A Lei 13.546, aprovada em dezembro de 2017, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alterada em abril de 2018, estabeleceu mais rigor para o motorista que praticar o homicídio culposo (sem intenção) ou de lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, sob o efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas que causem dependência.

Nestes casos, a autoridade policial não poderá mais arbitrar a fiança de imediato, devendo lavrar o auto de prisão em flagrante e comunicá-la ao Judiciário, cabendo ao juiz arbitrar a fiança, o que poderá não ocorrer imediatamente após o momento da prisão. De acordo com o CTB, a penalidade para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70.

Publicidade

Leia mais

Governador Wilson Lima paga último lote de indenizações às vítimas do incêndio no Educandos

elayne

Sema realiza encontro para construção de acordo de pesca em Canutama e sensibilização sobre agentes ambientais

elayne

Eleitor tem nove dias para regularização do título eleitoral

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais