Conexão Amazônica
AMAZONASDESTAQUE

Forças Armadas mobilizam apoio logístico na Operação TUCUMÃ para combater os efeitos da seca na Amazônia

Publicidade

No contexto da Operação TUCUMÃ, as Forças Armadas estão trabalhando no auxílio aos povos originários e comunidades amazônidas afetadas pela seca severa na Amazônia Legal. A mobilização logística envolve a distribuição de recursos como alimentos, água e kits de tratamento de água, necessários para enfrentar a escassez na região.

A operação combina esforços logísticos e operacionais para garantir que a ajuda humanitária chegue de forma eficiente e rápida aos que mais precisam. Entre as ações realizadas, destaca-se a preparação e distribuição de 672 cestas de alimentos e 168 kits de tratamento de água, para garantir a subsistência de famílias ribeirinhas em situação de vulnerabilidade. Os militares do 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS) envolvidos na operação, empregaram uma viatura 5 TON para o recebimento e armazenamento dos insumos, que estão sendo entregues à população junto a agentes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).

Publicidade

Esse esforço faz parte de uma mobilização interagência, que conta com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por fornecer os insumos que estão em processo de distribuição. No primeiro momento, as Forças Armadas atuaram no recebimento e logística de armazenamento, utilizando seus meios operacionais para que os itens chegassem às populações mais necessitadas. A próxima fase é a distribuição nas aldeias indígenas isoladas dos municípios de Coari, Juruá, Fonte Boa, Maraã e Uarini, no Amazonas. Neste domingo, 13 de outubro, a aeronave UH-15 – Super Cougar da Marinha do Brasil realizou a entrega de água potável e caixas de leite na aldeia Monte Sião, em Coari, junto com agentes do DSEI Médio Solimões.

A abrangência da Operação TUCUMÃ não se limita à distribuição de alimentos e kits de tratamento de água. Por meio do 9º Distrito Naval utilizou o navio NASH – Oswaldo Cruz foram transportadas 40 toneladas de água em galões de 20 litros, que chegaram ao município de Tefé, no Amazonas. Essa ação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira busca mitigar os impactos da seca em diferentes áreas da Amazônia.

A Operação TUCUMÃ é uma ação conjunta coordenada entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, com o emprego temporário e episódico em atividades de apoio às ações de combate a incêndios e à estiagem na Amazônia Legal, em cumprimento à Portaria GM-MD nº 4.454, de 17 de setembro de 2024.

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Em Humaitá, Wilson Lima entrega fomentos ao setor primário e inspeciona obras de anel viário

elayne

Senado aprova Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura com presença de delegados e fazedores de cultura de todo país

elayne

URGENTE: Nome de Gusttavo Lima é incluído em sistemas de PF, e cantor pode ser preso se voltar de Miami

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais