Possíveis causas desse fenomeno vão desde o El Ninõ a queimadas em cidades e áreas vizinhas ao município
Manacapuru está a dois dias encoberta por uma nuvem de fumaça, que se intensifica no final das tardes, causando transtornos para a população. Um dos motivos para esse fenonemo seria queimadas em cidades vizinhas e áreas próximas.
O Amazonas vive o período de estiagem que está intensificada pelo fenômeno El Niño. Anelane Furtado é moradora da cidade e relatou que na segunda-feira (28) ainda conseguiu sair de casa, mas já notou a cidade nublada, com cheiro forte de fumaça.
“Chega o olho ardia, o olho ressecado e doía. Eu comprei para a minha casa um umidificador e foi o que aliviou. Mas nos outros dias eu tenho evitado sair”, disse ela, que também tem problemas respiratórios.
Ela acredita que as queimadas de plantações que acontecem no entorno da cidade causam esse problema. Anelane afirma que tenta fazer denúncias pelos canais da Defesa Civil Municipal, mas não consegue porque a ligação vai para a caixa postal.
“A divulgação eles fazem, mas quando ligam eles não atendem”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manacapuru afirmou, por meio de nota, que a origem da fumaça é de queimadas realizadas em municípios vizinhos. A pasta ainda afirma que tem atuado no combate dos focos na cidade , mas que estes não têm potencial para causar o nevoeiro.
(Foto: Reprodução)
Rayane Garcia/acritica