Conexão Amazônica
GERAL

Funcionários Públicos serão beneficiados com reconhecimento da Inconstitucionalidade da Lei do Congelamento

Publicidade

Em julho de 2019, alegando a necessidade de implementar medidas de austeridade para controlar os limites com despesa de pessoal, o Governo do Estado do Amazonas encaminhou um projeto a ALE/AM que culminou com a aprovação e consequente, sanção de legislação que congelou os direitos, de qualquer natureza, funcionais dos servidores públicos. Por esse motivo, em Medida Cautelar, numa Ação Direta de Inconstitucionalidade.

Diante da real situação o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado do Amazonas (SINPOL-AM) representado pela advogada Raquel Isadora Leite Vieira, buscou através dos tramites judiciais o destravamento das carreiras, razão pela qual o Tribunal de Justiça do Amazonas(TJAM) atendeu ao pedido do órgão de classe dos policiais civis e suspendeu o congelamento das promoções, face a suspensão parcial dos efeitos do Art. 2°, da Lei Complementar n° 198/2019.

Publicidade

O reconhecimento da inconstitucionalidade dessa Lei, expande os seus efeitos as demais categorias. O congelamento ocorreu com a entrada em vigor da Lei Complementar nº 198/2019, entretanto, o TJAM acatou o entendimento do Sindicato de que a inovação legislativa viola os direitos de progressão e de promoção, deixando claro que a reorganização das despesas pelo gestor deve atender ao disposto no art. 161, §§ 3º e 4º, da CEAM/1989. Desse modo, a efetivação da promoção não encontra óbice legal, sendo de responsabilidade da Delegada Geral a deflagração do processo promocional, conforme dispositivo legal.

Publicidade

Leia mais

Ações do Castramóvel, projeto de Joana Darc, chega no Cidade de Deus

elayne

Procon-AM fecha cinco estabelecimentos por descumprimento do decreto governamental

elayne

Prefeitura retoma campanha de sensibilização contra o trabalho infantil nas ruas da capital

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais