Estão abertas até 1.º de dezembro as inscrições para a 13.ª edição do Prémio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, que distribuirá até R$ 6 milhões entre iniciativas inovadoras voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Podem candidatar-se instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em áreas como educação, habitação, energia, alimentação, meio ambiente, saúde e geração de renda.
A edição deste ano inclui o Desafio Fundação BB 40 anos, que financiará dois projetos com até R$ 1 milhão cada.
De acordo com o assessor da Fundação BB, Fabrício Araújo, a tecnologia social é “uma solução desenvolvida junto à comunidade para resolver problemas locais, promovendo participação e protagonismo popular”.
Entre os exemplos de sucesso, ele destaca o programa das cisternas no semiárido, a fossa séptica biodigestora da Embrapa e o modelo de produção agroecológica sustentável.
A agenda do prémio inclui ainda a Semana Nacional de Tecnologia Social, em maio de 2026, em Brasília, com debates, painéis e a cerimónia de entrega dos novos projetos certificados.
Foto: Reprodução


