Conexão Amazônica
SAÚDE

Fundação de Medicina Tropical realiza campanha diferenciada para ‘Julho Amarelo’

Publicidade

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) alerta a população sobre a gravidade das hepatites virais e a necessidade de realização de testes periódicos, e lança campanha “Julho Amarelo”, para incentivar a prevenção contra a doença no Amazonas. Somente na FMT-HVD, no ano de 2019, foram 718 casos confirmados de hepatites virais.

Em razão da pandemia, nesse ano as ações serão menores. Diferente dos outros anos, quando a testagem era por livre demanda, neste ano serão realizadas por agendamento, por meio do telefone (92) 2127-3559. Os testes vão acontecer nos dias 16 e 30 de julho, das 13h às 17h.

Serão adotados protocolos de segurança diferenciados, para garantir a segurança da população durante as testagens. As pessoas deverão usar máscaras e respeitar o distanciamento social. As testagens irão ocorrer nos dias 16 e 30 de julho, das 13h às 17h.

“Não vamos deixar passar em branco. Vamos obedecer a todas as normativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde. O serviço vai funcionar por um agendamento telefônico, que vai evitar aglomeração das pessoas dentro do Hospital. Vamos fornecer álcool em gel e pedimos para população manter o distanciamento social necessário”, informou Reinan Brotas, gerente de IST/Aids da FMT-HVD.

Reinan também alertou a população para que atente para a doença, uma vez que ela pode ser assintomática durante um longo período. “As hepatites virais são doenças sérias que podem ficar silenciosas. A pessoa não vai apresentar nenhum sinal ou sintoma por muito tempo. O diagnóstico vai facilitar o conhecimento sorológico”, disse.

Outras ações – Além dos dias de testagens, as gerências de Ambulatório e Dermatologia estão realizando palestras diárias sobre o tema. Durante a campanha, a FMT-HVD vai disponibilizar os testes rápidos para hepatite B e C, preservativos masculinos e folders informativos sobre as doenças.

A campanha também será uma oportunidade para estudantes universitários da área de saúde colocaram em prática os conhecimentos acadêmicos. Eles serão treinados para realização dos testes, dando experiência, conhecimento técnico e vivência para estes futuros profissionais.

Transmissão – As hepatites B, C e D podem ser transmitidas por meio da relação sexual sem proteção, transfusão de sangue e derivados contaminados, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas e cachimbos), materiais cortantes e perfurantes como alicates de unha, lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes e também da mãe para o filho, durante a gestação.

FOTOS: Divulgação/FMT-HVD

Publicidade

Leia mais

Na FCecon, fonoaudiologia auxilia em recuperação de pacientes que perderam a fala

elayne

Informações desencontradas sobre o pico da pandemia prejudica combate ao coronavírus

Daly Ruiz

Prefeito amplia rede de saúde com entrega da nova USF Prefeito Frank Abrahim Lima

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais