Conexão Amazônica
BRASIL

Fundación MAPFRE premia dez projetos brasileiros de educação viária nas escolas

Agência Blood - Park Inn - 25/11/22/ - crédito Rafael Dornelles / Pinguim Pictures
Publicidade

Com a participação de mais de 54 mil estudantes, em sete estados do Brasil, programa Educação Viária é Vital (EVV) prova que mobilidade segura também é assunto de criança e adolescente

Mais de 100 mil estudantes, de 867 escolas, em 205 municípios brasileiros: estes são alguns resultados do programa Educação Viária é Vital (EVV), promovido pela Fundación MAPFRE, em 2022. Os dez projetos de maior destaque, entre os 441 desenvolvidos, foram premiados na sexta-feira (25), em São Paulo.

Publicidade

A iniciativa, que teve a adesão de quase 4 mil professores ao longo do ano, leva o tema da mobilidade segura para dentro das salas de aula do ensino infantil ao médio, com atividades conectadas aos conteúdo das Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e aos objetos previstos pela Base  Nacional Comum Curricular (BNCC) para disciplina e ano escolar.

Durante o programa, a Fundación MAPFRE realiza um processo de capacitação dos professores sobre mobilidade e oferece auxílio pedagógico para que consigam aplicar seus projetos alinhados à BNCC e conectá-los aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, envolvendo temas como equidade de gênero, proteção do meio ambiente e promoção de saúde e educação.

Considerando os problemas socioambientais decorrentes de intensos processos de urbanização sem planejamento e as 31.468 mortes no trânsito, em 2021 segundo o Ministério da Saúde, falar sobre mobilidade segura e sustentável desde a infância pode significar a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a segurança e o bem-estar coletivo.

“O Educação Viária é Vital é um dos melhores projetos que já aconteceu na nossa escola. Envolvemos toda a comunidade escolar, a educação infantil, com teatro para crianças, desde os cincos anos. Mobilizamos famílias, o prefeito e as próprias crianças conseguiram diretamente com o diretor de trânsito uma faixa de pedestre que falta no bairro”, diz Maristela P. P. Maschio, da Escola Municipal Cândido Estrela, premiada no evento.

Com o EVV, professores e estudantes têm a oportunidade de olhar para suas escolas e comunidades, realizando uma ampla pesquisa sobre as condições viárias na região. Após esse processo, eles elaboram e implementam um projeto com o objetivo de melhorar as condições de mobilidade, tornando a circulação mais segura, justa e eficiente.

Conheça os dez projetos premiados

  • Pedala leitura, da Escola Municipal Nativa Fernandes de Faria – Ubatuba, São Paulo
  • Eu e o outro no trânsito: uma tomada de decisão necessária, da Escola Municipal Profª Lucia Novais Brandão – Cedral, SP
  • Educando hoje o motorista de amanhã, da Escola Básica Aníbal Cesar – Itajaí, SC
  • Cândido: consciência e ação, da Escola Municipal Cândido Brasil Estrela – Mirassol, SP
  • Ética, cidadania e trânsito, da Escola Municipal Professora Iracema Castro – Paulista, PE
  • Cidadãos mirins: a educação no trânsito, uma lição para a vida, da Escola Municipal Fernando Pessoa – Santo André, SP
  • AVV = AV + AV (Educação Viária é Vital = Eu vou e eu volto), da Escola Municipal DR. José Procópio do Amaral – São João da Boa Vista, São Paulo
  • Trânsito seguro, da EMEF Profª Silvia H de C M Sanjulião – Serrana, São Paulo
  • MAB: escola inteligente, alunos conscientes, da Escola Municipal Antonia Benelli – Tarumã, São Paulo
  • Educação e mobilidade sustentável, da Escola Municipal Rui Barbosa – Toritama, Pernambuco

Sobre a Fundación MAPFRE 

Fundada em 1975, a Fundación MAPFRE é uma organização sem fins lucrativos, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e fomentar o progresso social. Com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a instituição investe prioritariamente em cinco áreas de atuação: Prevenção e Segurança Viária, Ação Social, Seguros e Previdência Social, Cultura e Prevenção e Segurança Viária.  

Foto; Rafael Dornelles

Publicidade

Leia mais

Um em cada quatro jovens relata ter sofrido violência no Brasil

elayne

STF suspende julgamento sobre legalidade do orçamento secreto

elayne

Adepam reforça a importância do ECA na proteção e garantia dos direitos infantojuvenis

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais