Com a participação de mais de 54 mil estudantes, em sete estados do Brasil, programa Educação Viária é Vital (EVV) prova que mobilidade segura também é assunto de criança e adolescente
Mais de 100 mil estudantes, de 867 escolas, em 205 municípios brasileiros: estes são alguns resultados do programa Educação Viária é Vital (EVV), promovido pela Fundación MAPFRE, em 2022. Os dez projetos de maior destaque, entre os 441 desenvolvidos, foram premiados na sexta-feira (25), em São Paulo.
A iniciativa, que teve a adesão de quase 4 mil professores ao longo do ano, leva o tema da mobilidade segura para dentro das salas de aula do ensino infantil ao médio, com atividades conectadas aos conteúdo das Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e aos objetos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para disciplina e ano escolar.
Durante o programa, a Fundación MAPFRE realiza um processo de capacitação dos professores sobre mobilidade e oferece auxílio pedagógico para que consigam aplicar seus projetos alinhados à BNCC e conectá-los aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, envolvendo temas como equidade de gênero, proteção do meio ambiente e promoção de saúde e educação.
Considerando os problemas socioambientais decorrentes de intensos processos de urbanização sem planejamento e as 31.468 mortes no trânsito, em 2021 segundo o Ministério da Saúde, falar sobre mobilidade segura e sustentável desde a infância pode significar a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a segurança e o bem-estar coletivo.
“O Educação Viária é Vital é um dos melhores projetos que já aconteceu na nossa escola. Envolvemos toda a comunidade escolar, a educação infantil, com teatro para crianças, desde os cincos anos. Mobilizamos famílias, o prefeito e as próprias crianças conseguiram diretamente com o diretor de trânsito uma faixa de pedestre que falta no bairro”, diz Maristela P. P. Maschio, da Escola Municipal Cândido Estrela, premiada no evento.
Com o EVV, professores e estudantes têm a oportunidade de olhar para suas escolas e comunidades, realizando uma ampla pesquisa sobre as condições viárias na região. Após esse processo, eles elaboram e implementam um projeto com o objetivo de melhorar as condições de mobilidade, tornando a circulação mais segura, justa e eficiente.
Conheça os dez projetos premiados
- Pedala leitura, da Escola Municipal Nativa Fernandes de Faria – Ubatuba, São Paulo
- Eu e o outro no trânsito: uma tomada de decisão necessária, da Escola Municipal Profª Lucia Novais Brandão – Cedral, SP
- Educando hoje o motorista de amanhã, da Escola Básica Aníbal Cesar – Itajaí, SC
- Cândido: consciência e ação, da Escola Municipal Cândido Brasil Estrela – Mirassol, SP
- Ética, cidadania e trânsito, da Escola Municipal Professora Iracema Castro – Paulista, PE
- Cidadãos mirins: a educação no trânsito, uma lição para a vida, da Escola Municipal Fernando Pessoa – Santo André, SP
- AVV = AV + AV (Educação Viária é Vital = Eu vou e eu volto), da Escola Municipal DR. José Procópio do Amaral – São João da Boa Vista, São Paulo
- Trânsito seguro, da EMEF Profª Silvia H de C M Sanjulião – Serrana, São Paulo
- MAB: escola inteligente, alunos conscientes, da Escola Municipal Antonia Benelli – Tarumã, São Paulo
- Educação e mobilidade sustentável, da Escola Municipal Rui Barbosa – Toritama, Pernambuco
Sobre a Fundación MAPFRE
Fundada em 1975, a Fundación MAPFRE é uma organização sem fins lucrativos, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e fomentar o progresso social. Com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a instituição investe prioritariamente em cinco áreas de atuação: Prevenção e Segurança Viária, Ação Social, Seguros e Previdência Social, Cultura e Prevenção e Segurança Viária.
Foto; Rafael Dornelles