Manaus – O economista Gilberto Nogueira, popularmente conhecido como Gil do Vigor, é um dos grandes destaques do BBB21. Apesar do enorme sucesso no reality, ele revelou nesta sexta-feira (07) uma meta de vida: ser presidente do Banco Central (BC).
A declaração de Gil do Vigor foi feita em uma entrevista para o programa #RedeBBB. Em resposta ao participante do BBB21, o Banco Central afirmou no fim da tarde que “ficaremos alegres em contar com o seu vigor em nossa equipe”.
Durante a entrevista, ele falou que seria extraordinário em ser presidente do Banco Central, mas esse sonho seria após o doutorado nos EUA.
“Ser presidente do Banco Central. Seria extraordinário. A emissão de moeda, o estudo do mercado financeiro. A moeda influencia vários fatores, como desemprego e inflação. Eu sou apaixonado, não é minha área de pesquisa hoje, mas eu tenho muito prazer de estudar e falar”, disse.
O cargo de presidente do Banco Central é de indicação do presidente da República. Campos Neto foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) no início de seu governo, em 2019, e teve seu nome aprovado pelo Senado Federal.
Além do presidente da autarquia, o presidente da República é o responsável pela indicação dos oito diretores do BC. Estes nove dirigentes são os responsáveis pela política monetária no Brasil.
Entre outras funções, são eles que determinam o nível da Selic (a taxa básica de juros), ferramenta utilizada para o controle da inflação no País.