Conexão Amazônica
ECONOMIA

Governo autoriza linha de crédito para micro e pequenas empresas

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real
Publicidade

Decisão, publicada no DOU desta terça-feira (19), foi tomada para apoiar empresários durante crise causada pelo coronavírus

O governo federal sancionou uma linha de crédito para micro e pequenas empresas, no âmbito do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), nesta terça-feira (19) para tentar minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus para os empresários. 

Publicidade

O valor poderá ser usado no setor da empresa que o empresário julgar mais necessário, como para investimentos e para capital de giro isolado e associado. No entanto, não poderá ser usado para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios.

A decisão, publicada no DOU (Diário Oficial da União), determina taxa de juros anual máxima igual à taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) — atualmente em 3% ao ano — mais 1,25% sobre o valor concedido e dá prazo de 36 meses para o pagamento. 

O texto afirma que a linha de crédito corresponderá a até 30% da receita bruta anual da empresa em 2019. A exceção é aplicada para as companhias com menos de um ano de funcionando, casos em que o limite do empréstimo pode ser de 50% capital social ou até 30% da média do faturamento mensal desde o início das atividades — neste caso, o cenário mais vantajoso ao empresário será o aplicado. 

Empresas que tenham condenação relacionada a trabalho em condições análogas a escravo ou a trabalho infantil não podem aderir à linha de crédito. 

Fonte: R7

Publicidade

Leia mais

Prefeitura lembra que prazo para pagamento do IPTU com desconto e concorrendo a prêmios encerra nesta sexta-feira, 15

elayne

Urgente: Wilson Lima anuncia que LG fica em Manaus e deve gerar o dobro de emprego

elayne

Câmara avança em projetos setoriais, mas adia reformas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais