Conexão Amazônica
GERAL

Governo do Amazonas alerta municípios sobre nova prorrogação do prazo de inclusão de beneficiários do BPC no Cadastro Único

Publicidade

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), alerta os gestores e técnicos que atuam no Sistema de Único Assistência Social (Suas) nos municípios quanto à nova prorrogação do prazo de inclusão de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais.

De acordo com a Seas, tendo em vista que o cenário de enfrentamento da pandemia de coronavírus ainda inspira cuidados, em especial com grupos de maior risco como os públicos do BPC (idosos e pessoas com deficiência), O Ministério da Cidadania publicou a Portaria n° 611, em 2 de março de 2021, prorrogando novamente o prazo anteriormente revisado na Portaria n° 598, para que os beneficiários do BPC estejam inscritos no Cadastro Único.

Medida preventiva – O objetivo é garantir a segurança e saúde tanto dos beneficiários quanto dos gestores da Assistência Social, de modo a evitar a exposição de grupos de risco. Além disso, sabendo da importância desse benefício para as famílias, sobretudo com as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, foi tomada a decisão de adiar novamente os procedimentos que envolvam bloqueio ou suspensão.

O novo calendário de escalonamento do bloqueio e suspensão do BPC para quem ainda não se inscreveu no Cadastro Único pode ser conferido na arte em anexo.

Obrigatório – A inscrição no Cadastro Único permanece como requisito obrigatório para os beneficiários do BPC. Portanto é importante que os gestores de todo o país, principalmente daqueles municípios que ainda têm beneficiários do BPC fora do Cadastro, reúnam esforços para conclusão dessa tarefa de regularização da situação cadastral.

Além do BPC, a inclusão cadastral permitirá que essas pessoas possam ter acesso a outros serviços, programas e benefícios sociais.

Facilidades – A inclusão cadastral também poderá ser feita por telefone ou e-mail – embora não se deva abrir mão das visitas domiciliares nas situações em que isso seja necessário, sobretudo levando em conta as características do público que recebe o BPC, com dificuldades adicionais pela idade avançada ou condição de deficiência.

O Governo enfatiza que ser incluído no Cadastro e continuar recebendo o BPC fará muita diferença na vida dessas famílias. Para inclusão dos beneficiários do PBC e de todos os componentes da família, é necessário informar o CPF de todos.

FOTOS: Divulgação/Seas

Publicidade

Leia mais

Seap entrega certificados do primeiro Curso Básico de Agropecuária no CDPM 2

elayne

Escola da Prefeitura de Manaus se classifica para 3ª fase do 1º Concurso de Plano de Aula do Bosque da Ciência

elayne

Prefeitura abre processos seletivos com 14 vagas para Fundação Dr. Thomas e Parque Municipal do Idoso

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais