O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de (SUSAM) e da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), alerta a população amazonense para o combate às notícias falsas que estão sendo espalhadas com relação ao Coronavírus.
Desde a chegada do primeiro caso da doença ao Amazonas, o estado está trabalhando não apenas para evitar a proliferação do vírus, mas também, para combater a desinformação da população.
Diante da quantidade de notícias falsas e não-oficiais que circulam e causam pânico na população, o governador do Estado, Wilson Lima, usou suas redes sociais neste sábado,21de março, para declarar que as pessoas serão acionadas na justiça por conta dessa prática irresponsável.
O último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde FVS-AM), divulgado neste sábado, 21 de março, indica que o Amazonas possuí 11 casos confirmados de COVID-19
A informação de que o número de infectados é três vezes maior que o divulgado é falsa! O governo do Amazonas está informando diariamente o número de casos confirmados, suspeitos, notificados e descartados de Coronavírus através dos canais oficiais do estado.
O governo do Estado também comunica que é falsa a informação de que o estado declarou transmissão comunitária do Covid-19.
Segundo o último boletim divulgado pela FVS-AM, no Amazonas há apenas casos de transmissão importada, quando uma pessoa traz a doença de outro estado. A transmissão local, é quando um paciente pega o vírus de alguém que o trouxe,e não há casos de transmissão comunitária, que é quando não há mais controle de rastreamento dos casos.
O governador também disse que está tomando medidas que em algum momento são duras,mas, necessárias para proteger a população