Conexão Amazônica
GERAL

Governo do Amazonas conclui negociação de financiamento do Prosamin +

Publicidade

A negociação liderada pela UGPE cumpre uma etapa legal para a assinatura do contrato de empréstimo, prevista para o primeiro trimestre de 2022

O Governo do Amazonas concluiu, nesta sexta-feira (05), uma negociação, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do contrato de empréstimo para implantação do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin +). Em reunião virtual, o chefe de operações do BID, Paola Arrunategui, que abriu uma negociação, afirmou que é uma satisfação para o banco a negociação do contrato de financiamento do Prosamin +, o projeto se refira uma referência para o órgão e para o país. Participaram da reunião representantes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pela execução do programa, da Secretaria do Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM).

Publicidade

A negociação cumpre uma das etapas legais do contrato de empréstimo com o BID, e que tem o Governo Federal como garantidor da operação de crédito. Na reunião, o Governo Federal foi representado pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgãos do Ministério da Economia, além da Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN). O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, explicou que após a aprovação dos projetos na Comissão de Financiamento Externo da SAIN, e o estabelecimento dos instrumentos e processos da preparação técnica junto ao BID, inicia-se a negociação dos termos do contrato do empréstimo entre o banco e o Governo do Amazonas. A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), aprovada em setembro por unanimidade, a lei que autoriza o Governo do Estado a realizar o pedido do contrato de empréstimo para o novo programa.

No Prosamin + serão investidos cerca de R $ 542 milhões em obras de urbanização, novos conjuntos habitacionais, saneamento básico e drenagem urbana nas zonas sul e leste. O programa, lançado em julho pelo governador Wilson Lima na comunidade da Sharp, vai beneficiar 60 mil pessoas, na zona Leste de Manaus. O Procurador Luiz Eduardo Dantas afirmou que o papel da PGE-AM na negociação é importante para a manutenção da segurança jurídica do contrato que será assinado futuramente. O subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, ressalta que, na negociação do contrato, o Governo Federal avalia se as cláusulas estão de acordo com a análise de risco para garantir uma operação de crédito, o banco faz uma análise para garantir que as metas e objetivos de programa que prevêem sendo incluídos no contrato.

“A UGPE, representando o Estado, a análise se as cláusulas do contrato estão de acordo com o que o programa se propõe e se as condições de desembolso estão dentro do que o Estado estima para o cumprimento de todas as obrigações ”afirmou o subcoordenador. “Após a conclusão da negociação, os termos de contrato do empréstimo serão enviados ao banco, em Washington (EUA) e, posteriormente, ao Senado Federal, para a autorização do financiamento externo. São etapas importantes que devem estar concluídas em janeiro de 2022, para que em fevereiro possamos assinar o contrato de empréstimo e darmos início as obras do Prosamin + ”, afirmou Marcellus Campêlo. a análise se as cláusulas do contrato estão de acordo com o que o programa se propõe e se as condições de desembolso estão dentro do que o Estado estima para o cumprimento de todas as obrigações ”afirmou o subcoordenador.

“Após a conclusão da negociação, os termos de contrato do empréstimo serão enviados ao banco, em Washington (EUA) e, posteriormente, ao Senado Federal, para a autorização do financiamento externo. São etapas importantes que devem estar concluídas em janeiro de 2022, para que em fevereiro possamos assinar o contrato de empréstimo e darmos início as obras do Prosamin + ”, afirmou Marcellus Campêlo. a análise se as cláusulas do contrato estão de acordo com o que o programa se propõe e se as condições de desembolso estão dentro do que o Estado estima para o cumprimento de todas as obrigações ”afirmou o subcoordenador. “Após a conclusão da negociação, os termos de contrato do empréstimo serão enviados ao banco, em Washington (EUA) e, posteriormente, ao Senado Federal, para a autorização do financiamento externo. São etapas importantes que devem estar concluídas em janeiro de 2022, para que em fevereiro possamos assinar o contrato de empréstimo e darmos início as obras do Prosamin + ”, afirmou Marcellus Campêlo.

FOTOS : Tiago Corrêa – UGPE

Publicidade

Leia mais

Saiba os cuidados que você deve tomar ao fazer compras durante a pandemia

elayne

Prefeitura oferta 235 vagas de emprego nesta quarta-feira,25/8

elayne

Empresa realiza primeiro voo teste de uma mochila voadora

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais