Conexão Amazônica
CULTURA

Governo do Amazonas lança campanha ‘Cultura Sem Sair de Casa’

Publicidade

Projeto oferece ao público experiências ligadas a arte no período de prevenção contra o Covid-19

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, lança, nesta segunda-feira (23/03), a campanha “Cultura Sem Sair de Casa”, que oferecerá ao público experiências ligadas à arte no período de prevenção contra o Covid-19. Serão oferecidas aulas virtuais, no Youtube e no Instagram, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, performances dos Corpos Artísticos como Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara, Balé Folclórico, Corpo de Dança, Orquestra de Violões, Amazonas Band e Coral do Amazonas; tutorial de maquiagem artística, além de indicação de livros, filmes, playlists e técnicas de alongamento e respiração para amenizar a ansiedade no período de isolamento social.

Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, será disponibilizado ainda o projeto Praticarte, com videoaulas de desenho artístico, violão e teclado produzidas, captadas, editadas e finalizadas pelo Núcleo de Audiovisual da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Parte do conteúdo será exibido pela TV Encontro das Águas.

“Vamos oferecer aulas com e sem instrumentos para contemplar diferentes públicos. Queremos oferecer experiências por meio da arte, que é uma aliada nesta fase de isolamento”, afirma o secretário. “Estamos elaborando uma série de atividades que podem ser compartilhadas através dos canais digitais e trabalhando a nossa biblioteca virtual para disponibilizar vários títulos para a população”.

O projeto também inclui exibição de filmes que apresentam artistas e personalidades ligadas à Cultura do Estado. Entre os primeiros títulos disponíveis, todos do cineasta Sérgio Cardoso, estão “Óscar Ramos – O homem que morava no cinema Éden”, “Otoni Mesquita – Narrativas da Vida e da Arte”, “Jair Jacqmont – As Cores da Amazônia” e “Roberto Evangelista – Arte & Transcendência”.

Redes sociais – Artistas farão vídeos caseiros para compartilhar, por meio do Facebook e do Instagram da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, indicações de livros, filmes, séries, playlists entre outros conteúdos.

A estreia traz o regente da Orquestra de Câmara do Amazonas, Marcelo de Jesus, com a publicação “Beethoven – As Muitas Faces De Um Gênio” (Editora Contexto, 2019), dos autores Romain Rolland e João Maurício Galindo, que já foi maestro assistente da Amazonas Filarmônica.

“Neste momento de necessário e vital isolamento social, a arte é uma potente aliada, e já que, em 2020, comemoramos 250 anos do nascimento do compositor Beethoven, indico ‘Beethoven – As Muitas Faces De Um Gênio’, livro com uma linguagem acessível a todos, sem ser superficial e também com indicações de música durante a leitura”, afirma o maestro.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.

Publicidade

FOTOS: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Prefeitura lança as ‘Ruas da Copa’ como atrativo turístico cultural temporário em Manaus

elayne

Prefeitura amplia recursos de editais da Lei Aldir Blanc e divulga resultado preliminar

elayne

Nutricionista do Nova Era dá dicas de substituições saudáveis para economizar na ceia de Natal

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais