Conexão Amazônica
GERAL

Governo do Amazonas lança nova anistia para agricultores e programa de regularização de dívidas junto à Suhab

Publicidade

O Governo do Amazonas vai anistiar os produtores rurais com dívidas dos Programas Procalcário e Promecanizção, operacionalizados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). A medida se soma às anteriores implementadas pelo governador Wilson Lima para amenizar os impactos econômicos e sociais gerados pela pandemia da Covid-19.

A medida foi aprovada pelos deputados estaduais, na sessão plenária desta quarta-feira (5/4), da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram outra medida proposta pelo Estado: implantação dos Planos de Recuperação de Créditos Habitacionais e de Regularização de Titularidade de Imóveis, pertencentes ou incorporados à carteira imobiliária da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).

Segundo a Afeam, a anistia beneficiará 666 operações de crédito, que somam R$ 8,9 milhões. Com as duas linhas de crédito, que contam com juros subsidiados pelo Estado, os agricultores do estado podem custear o trabalho de máquinas e o uso de calcário para correção da acidez do solo, etapas vitais que antecedem o plantio das mais variadas culturas.

Na mensagem encaminhada aos parlamentares, o governador Wilson Lima lembra que a crise econômica provocada pela pandemia impediu os produtores de pagar os financiamentos, havendo casos inclusive que o produtor, o tomador titular do financiamento, faleceu vítima da Covid-19.

A anistia prevista no Projeto de Lei (PL) alcança ainda, de forma parcial, as atividades agropecuárias, contempladas com recursos dos Programas Promecanização e Procalcário, prejudicados pela enchente deste ano, “nas localidades onde foi reconhecida a calamidade pública ou estado de emergência pela Defesa Civil Estadual ou Secretaria Nacional de Defesa Civil, com remissão das dívidas apenas em relação às parcelas vencidas em 2021”, destaca o PL.

Habitação – Com o objetivo de reduzir a inadimplência de mutuários, agravada ao longo da pandemia, o Estado está lançando um grande plano de recuperação de crédito, com consequente regularização de titularidade de imóveis.

Conforme o Projeto de Lei aprovado pela Aleam, a redução de juros de mora e remuneratórios dos contratos pode alcançar 80%. A Suhab destaca que a “adimplência e a regularização perseguidas com tal iniciativa visam resgatar a saúde financeira dos mutuários, tornando-os legítimos e regulares proprietários dos imóveis.”

Foto: Diego Peres/Secom

Publicidade

Leia mais

Corpo de Bombeiros promove 1ª edição do Desafio Bombeiros em Ação

elayne

Homem suspeito de matar após briga de trânsito é preso em Manaus

elayne

Deputado pede a conclusão de SPA em Matupi que está em obra desde 2014

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais