Conexão Amazônica
AMAZONAS

Governo do Amazonas orienta servidores sobre reconhecimento de nome social no ambiente de trabalho

Publicidade

No Dia Mundial do Orgulho LGBT, comemorado neste domingo (28/06), o Governo do Amazonas reforça aos servidores públicos que, os órgãos e entidades da administração estadual estão comprometidos e preparados para atender as pessoas transexuais e travestis em relação ao uso do nome social no local de trabalho. Esse é um direito regulamentado no Estado por meio da Lei nº 4.946, sancionada no dia 4 de outubro de 2019, pelo governador Wilson Lima.

De acordo com a lei, o nome social é aquele que a pessoa travesti ou transexual prefere ser identificada e chamada no convívio diário. Segundo a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), os órgãos da esfera estadual possuem, atualmente, o campo obrigatório para o registro do nome social, caso seja solicitado pelo profissional durante os trâmites cadastrais.

Publicidade

“Os servidores ingressantes no serviço público do Estado podem solicitar o registro do nome social no momento de entrega dos documentos e posse do cargo. Já servidores ativos, devem procurar o RH do órgão de lotação e solicitar o registro no cadastro, bem como o pedido para que seu tratamento passe a ser feito pelo nome social”, explicou Andreza da Silva, secretária-executiva adjunta de Gestão de Recursos Humanos e Finanças da Sead.

Reconhecimento – Sebastiana Silva, gerente de Diversidade e Gênero do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), enfatiza que a garantia de uso do nome social no local de trabalho é uma das grandes conquistas da população LGBT, que luta ao longo dos anos por condições igualitárias na sociedade, somada à sensibilidade do Governo do Estado à causa.

“A existência da lei que regulamenta o uso do nome social nas instituições públicas gera um impacto positivo, trazendo para essas pessoas o sentimento de reconhecimento e dignidade. A Gerência de Diversidade e Gênero busca promover ações de implantação de políticas públicas referentes aos direitos humanos desta população e, também, atua diretamente na conscientização da sociedade por meio de palestras e debates”, pontuou Sebastiana Silva.

Informações – A Sejusc disponibiliza o número (92) 99324-5933 para atendimento em caso de dúvidas ou informações em relação ao assunto. Também é possível contato direto com a ouvidoria da Sead por meio do número (92) 3187-2877 ou pelo e-mail ouvidoriasead@sead.am.gov.br .

Fotos: Divulgação/Secom

Publicidade

Leia mais

Sobe para 42 os municípios do Amazonas em situação de emergência

elayne

Bolsonaro visita Manaus amanhã (23), e deve receber título de Cidadão Amazonense

elayne

Seca no Amazonas: governador diz que vai decretar emergência

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais