Conexão Amazônica
SAÚDE

Governo do Amazonas realiza 35 remoções de pacientes para o Hospital Delphina Aziz nesta quinta-feira (30)

Publicidade

O Governo do Amazonas realizou, da 0h até às 16h desta quinta-feira (30/04), a remoção de 35 pacientes de unidades de urgência e emergência para o Hospital Delphina Aziz, hospital de referência no tratamento de pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19. As transferências são feitas pelo Complexo Regulador do Amazonas.

Nesse mesmo período outras quatro remoções foram realizadas para o Hospital de Combate à Covid-19, Hospital 28 de Agosto e Hospital de Campanha da Prefeitura de Manaus.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado conseguiu ampliar em 119% o numero de leitos do Hospital Delphina Aziz. A unidade tinha 132 leitos, dos quais 50 eram de UTI. Agora são 290, sendo 100 UTIs.

A capacidade instalada é de até 350 leitos e a ampliação tem sido uma luta contínua, porém o governo estadual depende de recursos humanos e de equipamentos, principalmente respiradores que se tornam cada dia mais escassos.

Com o aumento no número de leitos da unidade de referência, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) consegue desafogar parte do fluxo de pacientes internados nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Manaus.

A secretária de Estado de Saúde, Simone Papaiz falou sobre o trabalho que vem sendo realizado. “Esse é nosso trabalho árduo. A medida que a gente consegue aquisição de equipamentos, ou recebe equipamentos do ministério (da Saúde), consegue fazer contratação de recursos humanos, a gente consegue aumentar o número de leitos”.

Leitos – Segundo dados desta quinta-feira, atualizados até às 11h, dos 162 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis na rede de saúde da capital para pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19, 89% estavam ocupados.

Já dos 621 leitos clínicos para pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19, 55% estavam ocupados. A Susam ressalta que essas taxas são dinâmicas e atualizadas com base nas informações repassadas pelas unidades.

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

elayne

Rede municipal já realizou mais de 56 mil testes de Covid-19

elayne

Moura Tapajóz promove integração de 30 novos profissionais

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais