Conexão Amazônica
SAÚDE

Governo do Amazonas transfere 13 pacientes de Parintins para o Hospital Delphina Aziz, em Manaus

Publicidade

Como medida para salvar vidas e também desafogar a ocupação de leitos no interior, o Governo do Amazonas transferiu, neste sábado (13/02), 13 pacientes acometidos pela COVID-19, do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para a capital. O grupo receberá tratamento no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, uma das unidades de referência da rede de saúde.

Todos os pacientes removidos de Parintins, sendo oito homens e cinco mulheres, foram avaliados pelas equipes médicas, com o estado de saúde moderado para o embarque. A transferência ocorreu em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou em Manaus por volta das 18h30. Os pacientes seguiram em ambulâncias para a unidade hospitalar, localizada na zona norte.

Os treze pacientes receberão acompanhamento em leitos clínicos do Hospital Delphina Aziz.

Oferta de leitos – A oferta de leitos e acolhimento para outros municípios afetados pela doença é resultado do trabalho de contingência do Governo do Amazonas. Os avanços na estabilização do suprimento de oxigênio, nas unidades de saúde, possibilitaram a abertura de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da redução da taxa de ocupação na rede de saúde.

Conforme dados divulgados hoje, a taxa de ocupação, que em janeiro chegou a 160%, atualmente está em 82% para leitos clínicos e em 92% para UTI. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) também registra uma redução do número de pacientes que aguardam remoções de um leito de menor complexidade para outro de maior complexidade. Em janeiro, essa fila chegou a ter 659 pessoas esperando leitos clínicos e de UTI e, hoje, tem 377 pacientes.

FOTOS: Emerson Martinz/Secom

Publicidade

Leia mais

Estudo mostra que Brasil está abaixo da meta de vacinação contra HPV

elayne

Casos agudos de covid-19 aumentam no Norte e Nordeste

elayne

Central de Medicamentos do AM recebe 30 mil ampolas de glicose utilizadas em UTIs

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais