Conexão Amazônica
AMAZONAS

Governo do Estado equipa oito municípios com miniusinas para produção de oxigênio nos hospitais

Publicidade

Objetivo é melhorar a logística de abastecimento e garantir insumo

Para garantir o abastecimento de oxigênio nos hospitais do interior, oito municípios receberam, nesta quinta-feira (28/01), miniusinas para produção do insumo. Os equipamentos foram doados pelo movimento voluntário “União BR” e transportados pelo Governo do Estado para as unidades de saúde, que atendem pacientes em tratamento de Covid-19.

Publicidade

A estratégia está sendo adotada como forma de melhorar a logística, entre os municípios, e reduzir a necessidade de abastecimento por meio de cilindros, que demandam viagens de ida e volta, por exemplo. Pauini, Novo Aripuanã, São Paulo de Olivença, Tonantins, Amaturá, Jutaí, Tapauá e Humaitá já receberam os aparelhos.

A previsão, segundo o secretário executivo de Assistência do Interior (Seai) da SES-AM, Cássio Espírito Santo, é de que todas as miniusinas comecem a funcionar até o início da próxima semana. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) está garantindo a instalação em todas as unidades.

“Essas miniusinas foram priorizadas em municípios de pequeno porte que, geralmente, têm um número menor de cilindros e isso ajuda no atendimento de pacientes. Cada miniusina atende uma enfermaria com quatro pacientes, assim a gente reduz o consumo diário de cilindros”, explicou Cássio.

Com isso, é possível melhorar a logística do trabalho para abastecer os hospitais do interior. “Isso faz com que os municípios tenham maior tempo para poder fazer a logística para a capital, onde recebem cilindros cheios”, ressaltou o secretário executivo da SES-AM, que coordena as ações para o interior.

As miniusinas têm capacidade para atender quatro pacientes simultaneamente. “Se a gente for falar que cada leito clínico consumiria, em média, dois a três cilindros por dia, teríamos uma boa economia de cilindros para usar nos pacientes mais críticos e em outras situações”, lembrou o secretário.

FOTOS: Divulgação / SES-AM

Publicidade

Leia mais

Amazonas teve o 2º menor rendimento domiciliar per capita em 2022, aponta IBGE

elayne

8 de março: Wilson Lima assina ordem de serviço para início das obras da Casa da Mulher Brasileira

elayne

P&G lança Aceleradora Social para impulsionar projetos que colaborem na redução do impacto da pandemia na sociedade

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais