Conexão Amazônica
GERAL

Governo do Estado registra crescimento de 28% na fiscalização de produtos vegetais

Publicidade


Desenvolvidas pela Adaf, atividades de vigilância fitossanitária foram mantidas mesmo durante a pandemia

As ações de fiscalização desenvolvidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf), cresceram 27,8% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2019. Mesmo diante da pandemia, a agência manteve as atividades de vigilância fitossanitária, visando à defesa do patrimônio vegetal do estado, por se tratar de um serviço essencial.

No primeiro semestre, 27.641 veículos e 79.741 toneladas de produtos de origem vegetal e suas partes foram fiscalizados pelos agentes da Adaf, permitindo os acréscimos observados.

Fiscalização – Em 2019, por meio dos postos de fiscalização fluviais e terrestres da agência, localizados em Parintins, Humaitá, Barreira de Vigilância Vila Jundiá, em Rorainópolis (RR) e em Manaus, a Adaf fiscalizou 21.597 veículos e 72.080 toneladas de vegetais e suas partes.

“As ações de fiscalização ocorridas permitem colaborar para a não disseminação de pragas quarentenárias no estado do Amazonas e, com isso, assegurar a saúde vegetal e ambiental nos empreendimentos rurais aqui estabelecidos”, destacou o gerente de Defesa Vegetal da Adaf, Luiz Fernando da Silva.

Com cuidados redobrados para a prevenção da Covid-19, a Adaf tem executado o controle do trânsito interestadual para impedir a entrada no Amazonas de possíveis pragas quarentenárias (ausentes no Estado), como a mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), cancro cítrico (Xanthomonas axonopodis), greening (Candidatus Liberibacter spp.), ácaro hindustânico (Schizotetranychus hindustanicus) e bicudo-da-acerola (Anthonomus tomentosus).

As atividades são executadas com base nas legislações federais estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

FOTOS: Divulgação/Adaf

Publicidade

Leia mais

Aproximadamente 10 mil RGs estão à espera de seus donos em Manaus

elayne

Mulher de GCM executado é presa por planejar a morte do marido

elayne

Cadastro de gratuidade e meia-passagem aos estudantes da rede pública é automático pelo sistema, alerta Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais