Conexão Amazônica
GERAL

Governo do Estado retoma qualificação de apenados do semiaberto

Publicidade

_Parceria entre Sead, Seap e Cetam será retomada nesta segunda-feira (17/08)__

O Projeto Transformar, uma parceria entre as secretarias de Estado de Administração e Gestão (Sead), de Administração Penitenciária (Seap) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), retoma as atividades, paralisadas devido à pandemia, nesta segunda-feira (17/08). O Transformar, que ensina uma nova profissão aos apenados do regime semiaberto, traz economia ao Governo do Amazonas. Isto porque, através dele, equipamentos que seriam descartados, serão recuperados.

Publicidade

O curso, de 160 horas, tem por foco a qualificação técnica em manutenção e instalação de equipamentos de refrigeração – bebedouros, condicionadores de ar e freezers. Serão ofertadas 40 vagas, em duas turmas. Com o certificado de qualificação, os apenados que concluírem o curso poderão futuramente explorar a qualificação técnica.

Segundo a Secretária da Sead, Inês Carolina Simonetti, o projeto Transformar trabalha, simultaneamente, em três aspectos. “Há a contribuição para a economia, onde o Estado economiza ao consertar equipamentos que seriam descartados, o que resulta também em poupar o meio ambiente”, destaca. “O Estado ganha quando seus bens são recuperados e devolvidos ao uso, evitando novas compras e gerando economia”, avalia a secretária da Sead.

Inês Carolina Simonetti ressalta ainda que a principal contribuição da parceria com a Seap e com o Cetam é a social. “São vidas resgatadas. Os alunos passam a ter uma nova oportunidade de vida, de mudar condutas. Os apenados aprendem uma profissão e poderão ganhar o seu sustento e o de sua família”.

Transformar – O projeto, criado em 2018, utiliza boas práticas da logística reversa e visa o desenvolvimento sustentável através de parcerias colaborativas entre órgãos da administração. É oferecida qualificação técnica a apenados do sistema carcerário e o novo ofício auxilia a reintegração social. Bens móveis públicos são recuperados e reutilizados, reduzindo o gasto público e prolongando a vida útil dos mesmos, diminuindo o impacto ambiental.

Em 2019, o Transformar trouxe uma economia de mais de R$ 317 mil ao Governo do Amazonas por meio da recuperação de 201 equipamentos restaurados.

Fotos: Gabriel Retondano/Sead

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus recupera drenagem e sana alagamento na rua José Romão, no Tancredo Neves

elayne

Novo Bolsa Família é pago a beneficiários com NIS de final 5

elayne

MDR apresenta em live iniciativas premiadas de mobilidade urbana

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais