Conexão Amazônica
AMAZONAS

Governo do Estado viabiliza soluções de moradia pagando indenizações a 53 famílias do Bariri, Walter Rayol e Igarapé do Mestre Chico

Publicidade

O Governo do Amazonas, por meio da Superintendência de Habitação (Suhab-AM), realizou nesta terça (31/03) e quarta-feira (1º/04) o pagamento de 53 indenizações para moradores do Igarapé do Mestre Chico e comunidades Walter Rayol e Bariri (Bacia do São Raimundo), que passam por intervenções de obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Para efetivar esses pagamentos, o Governo do Estado disponibilizou o valor de R$ 2,2 milhões em recursos oriundos de financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) previstos nas ações do Prosamim.

De acordo com a diretora-presidente da Suhab-AM, Keilla Cunha, havia famílias que aguardavam por esse benefício por mais de uma década e que agora vão conseguir adquirir um imóvel regularizado e fora de áreas vulneráveis. “Dar soluções de moradia a essas famílias confirma a seriedade do Governo em priorizar pessoas e ainda melhorar a urbanização da cidade com as intervenções do Prosamim”, afirmou a diretora-presidente.

Do total dessas 53 famílias, 25 receberam o Bônus Moradia, categoria de benefício na qual o beneficiário escolhe um imóvel para a compra, e o valor pago vai direto para quem está vendendo a casa. Outros 14 receberam Indenizações, em valores que variam de acordo com avaliação dos imóveis que ficavam na área de intervenção. Dez moradores foram atendidos com a categoria Auxílio Moradia, direcionada às pessoas que viviam em casas alugadas ou residiam em imóveis cedidos. Somente quatro beneficiários receberam indenizações denominadas Fundo de Comércio.

Com essa ação, a Suhab efetiva o quarto pagamento em 2020, entre Bolsas Moradias Transitória e Indenizações do Prosamim, em todas as frentes de obras que o Programa está executando, na Bacia do São Raimundo, Igarapés do Mestre Chico e do Quarenta.

A lista com nome dos beneficiários desse pagamento foi disponibilizada no site da Suhab (www.suhab.am.gov.br) nesta quarta-feira (1º/04).

Responsabilidade – A Suhab-AM é o órgão encarregado de fazer todo o processo de atendimento social das famílias cadastradas pelo Prosamim, efetuar avaliação de imóveis, formalizar os processos de desapropriação e efetivar os pagamentos nos casos de indenizações ou no acompanhamento, quando há permuta dos beneficiários com unidades habitacionais.

Obras do Prosamim – Após a conclusão do trabalho de reassentamento dos beneficiários do Programa, as áreas são liberadas para que a construtora possa entrar em campo para executar as obras de qualificação urbanística previstas. Com esse pagamento, foram liberadas as Frentes 1, 2, 3 e 4 do Igarapé do Mestre Chico, e Frentes 1 e 2 das áreas do Bariri e Walter Rayol.

FOTOS: Arquivo/Suhab-AM

Publicidade

Leia mais

Gastronomia e experiências turísticas do Amazonas são destaques no Salão de Turismo

elayne

Idam participa das ações do Plano Emergencial de Crédito Rural em municípios das calhas do Juruá e Purus

elayne

Amazonas concede isenção de ICMS para venda de peixes ornamentais

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais