Conexão Amazônica
CULTURA

Governo quer investidores para impulsionar turismo sustentável

Publicidade

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, defendeu nesta quarta-feira (13/11), na abertura da Conferência Internacional de Turismo Sustentável na Amazônia (Conates Amazônia 2019), a atração permanente de investidores como condição para o fortalecimento do turismo no Amazonas. É com essa orientação que o Governo do Estado pretende atrair investimentos para tirar do papel o projeto de transformar a antiga penitenciária Raimundo Vidal em um Centro de  Turismo Sustentável, disse o secretário.

“Precisamos investir em uma nova cultura de progresso”, argumentou Jório Veiga, ao destacar a importância do turismo na recente reforma administrativa implementada pelo Governo.

Publicidade

A Economia Criativa, agora inserida na estrutura da Secretaria de Cultura, abre caminho para projetos específicos. No caso da ocupação da Raimundo Vidal, a ideia é contar com ala de artesanato indígena, centros de gastronomia e de produção de biojoia, entre outros segmentos que servem de base para o turismo sustentável.

Evento de turismo e empreendedorismo sustentável que chega a sua 14ª edição no Brasil e quarta na região amazônica brasileira, a Conates Amazônia 2019 é promovida pela Marinho Comércio Exterior.

Este ano, a conferência traz a temática “Saúde, Esporte e Lazer: Etnias e Línguas Indígenas”, valorizando a participação comunitária e da cultura indígena, além de chamar a atenção para a importância da sustentabilidade do turismo receptivo na região Norte.

De acordo com a coordenadora da Conates Amazônia e mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Olinda Marinho, a edição deste ano busca dar continuidade a um processo participativo de construção da sustentabilidade do turismo receptivo da região, que conta com a participação comunitária, conscientização e sensibilização estratégica. O evento busca fortalecer esse laço da participação comunitária, dando mais visibilidade à região, à cultura indígena e ao empresariado do trade turístico local, detalhou a promotora.

FOTO: Divulgação/Sedecti

Publicidade

Leia mais

Concultura analisa acervo histórico do Arquivo Municipal de Manaus

elayne

“Canções da Floresta” inicia turnê mundial com apresentações gratuitas no Teatro Amazonas

elayne

Prefeitura realiza exposição ‘Amazônia Ponto a Ponto’ durante mês de Novembro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais