Conexão Amazônica
GERAL

Grafite no reservatório de água do Núcleo 23 destaca a integração de refugiados em Manaus

Publicidade

Trabalho é de autoria do artista urbano amazonense Denis LDO, no marco do Dia Mundial do Refugiado de 2023.

A presença de diferentes culturas em Manaus ilustra o novo grafite do reservatório de água localizado na rotatória do Núcleo 23, bairro Cidade Nova, zona Norte da capital amazonense. O trabalho de autoria do artista Denis LDO celebra a pluralidade que marca uma cidade com grande fluxo de refugiados e migrantes, como venezuelanos, haitianos, colombianos e de outras nacionalidades. 

Publicidade

O trabalho foi finalizado nesta semana. Além de Denis, outros dois artistas também participam da execução: Waldemir do Nascimento, o “Cria”, e Vanderlann de Lima, o “Broly”.  

“É muito importante para mim poder falar de pessoas que saíram dos seus lares e levar esse tema para população por meio da arte. Todos têm o direito de trabalhar, de estudar e de escrever uma nova história em uma nova cidade, e eu fico muito grato de fazer essa arte com esse tema”, resume Denis LDO.  

Com o tema “Esperança Longe de Casa”, a arte retrata a inclusão dos refugiados em Manaus, por meio de pessoas de diferentes origens dando as mãos. A hospitalidade é representada por várias formas de habitação existentes na capital. A ação acontece em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), no marco do Dia Mundial do Refugiado. 

“Em um momento em que o número de pessoas deslocadas por guerras, perseguição, violência e violações de direitos humanos atingiu o recorde de 108,4 milhões, ações como essa reforçam por meio da arte a mensagem do Dia Mundial do Refugiado 2023 de uma cidade inclusiva, acolhedora e que dá esperança para pessoas que buscam direitos e oportunidades”, enfatiza a chefa do ACNUR para Amazonas e Roraima, Sara Angheleddu. 

Integração

A integração de equipes com cada vez mais representatividade é uma realidade do grupo Aegea, que atua na capital amazonense por meio da Águas de Manaus. 

A concessionária atua com base na agenda ESG, sigla que significa “Governança Ambiental, Social e Corporativa” e que rege o compromisso da concessionária em aumentar, cada vez mais, o seu quadro de mulheres, pessoas negras e indígenas. Isso rendeu à concessionária, por três anos seguidos (2020, 2021 e 2022), menções na lista de “Lugares Incríveis para Trabalhar 2022”, premiação organizada pelo portal UOL e Fundação Instituto de Administração (FIA). 

“Nós temos colaboradores haitianos e venezuelanos, e estamos sempre apoiando iniciativas que representam mais oportunidades para refugiados. E fazer essa homenagem, de encontro ao nosso apoio aos artistas urbanos, representa a preocupação que temos com essa população que torna Manaus uma cidade mais plural”, resume o gerente de Responsabilidade Social, Semy Ferraz.

Publicidade

Leia mais

Seas dá início a quinto curso de formação para supervisores do Programa Criança Feliz no AM

elayne

Monte das Oliveiras é o próximo bairro a receber ação de crédito da Afeam

Daly Ruiz

Água + Acesso: projeto de sustentabilidade que beneficia milhares de pessoas no Amazonas vence prêmio na COP 28

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais