O evento é gratuito e reúne nomes nacionais e internacionais
Embarque numa viagem pelo incrível mundo de aromas, cores e sabores da gastronomia amazônica. Esse é uns dos propósitos da quinta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa), que promete contar com a presença de grandes chefs nacionais e internacionais.
A programação contará com exposição de produtos e serviços, além de rodada de negócios, arena gastronômica com cozinhas-show e presenças de chefs regionais, nacionais e internacionais. Além de oficinas voltadas para o público infantil, espaço voltado para o empório, com degustação e harmonização de queijos e vinhos e pratos com ingredientes regionais.
Para o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, a expectativa para a FIGA deste ano é grande, já que o evento é um impulsionador da gastronomia e dos trabalhos desenvolvidos no segmento de alimentação fora do lar. “Vamos chegar com força total e convidamos o público para prestigiar a feira, que além de promover a gastronomia local, também será um gerador de negócios para o segmento”.
*Conheça os chefs nacionais confirmados*
O evento contará com a participação de nomes renomados da gastronomia nacional, dentre eles Daniela Martins – (PA), Luana de Sousa Oliveira – (TO), Amanda Vasconcelos – (AC) e Paulo Machado – (MS).
A Chef de cozinha e Doutora em Turismo e Hotelaria, Luana Oliveira, vai falar sobre as Rotas Gastronômicas Indígenas do Tocantins. É a terceira geração de cozinheiros da sua família, filha do chef Ofir de Oliveira, aliando a prática à teoria.
Já Chef Paulo Machado, vai nos apresentar pratos que fazem sucesso nas rotas gastronômicas do Pantanal. Sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal, o Mato Grosso do Sul, e tem a publicação do livro “Cozinha Pantaneira, Comitiva de Sabores”. Atualmente, integra o projeto “Brasil em Sabores” promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) com o objetivo de divulgar os sabores da cozinha brasileira no mundo, sendo Embaixador Gastronômico da Região Centro-Oeste. Ele está à frente do projeto da Rota Gastronômica Pantaneira e estreou o programa Food Safari na televisão brasileira.
A acreana Amanda Vasconcelos vai trazer a receita de uma entrada Amazônica que serve no seu restaurante, Casa Tucupí, e é proprietária do Sobrado Tucupi, bar com drinques e petiscos nortistas em São Paulo.
As receitas da avó, Anna Maria Martins, serão a assinatura da Chef Daniela Martins. Ela é a filha de Paulo Martins que mostrou a culinária e os ingredientes amazônicos para o mundo. Por 40 anos, a família comandou o restaurante Lá em Casa. A família Martins trabalhou o turismo gastronômico durante 15 anos com o evento Ver o Peso da Cozinha Paraense. Hoje Daniela comanda a empresa É pra Levar.
Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) a Figa tem como um dos principais objetivos realizar um intercâmbio entre chefs regionais e internacionais e divulgar a gastronomia amazônica para diversos países. O evento será nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a partir das 10h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, esquina com Pedro Teixeira, 5001, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.