Atividades atraentes e variadas, o aprender fazendo, a convivência em equipe, o civismo e a interação com a natureza são alguns dos princípios do maior movimento juvenil de educação não formal do planeta. O movimento escoteiro tem como missão contribuir para um mundo melhor. No mundo o movimento escoteiro está presente em 223 países e Territórios, no Brasil está presente em todo território nacional.
No Amazonas são 11 unidades escoteiras na capital e 10 interior do Estado. Um dos grupos que mais se destaca em Manaus é o 39° AM Grupo Escoteiro Dom Bosco, localizado no Centro de Manaus.
No próximo sábado (23-jul) o grupo estará com inscrições abertas para crianças, adolescentes, jovens e adultos que queiram participar do Escotismo. Crianças a partir de 6,5 anos, adolescentes e jovens até 21 anos, adultos acima de 21 anos sem limite de idade podem participar como adulto voluntário ( chefe escoteiro).
Âs inscrições serão na sede do grupo, sábado às 14hs nas quadras do Colégio Salesiano Dom Bosco, situado na Av. Epaminondas, 57 no Centro da cidade.
O Movimento Escoteiro
O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. E se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.
Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento; Por meio da vivência nos grupos escoteiros, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes.
Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.