As ações desenvolvidas pelo Grupo Queiroz na área de sustentabilidade têm gerado impactos positivos para o negócio e a comunidade em geral, de tal forma que a intenção é expandi-las em 2023, quando a rede completa 30 anos de atuação. Entre as iniciativas estão o uso de energia solar, a implantação de projetos como o Queiroz Mais Verde, com pontos de coleta seletiva de papelão e plástico, e o apoio a ações como a Remada Ambiental, que promove a limpeza do igarapé do Gigante, no Tarumã.
O uso de energia solar já é uma realidade em quatro das 15 lojas do Grupo Queiroz em Manaus, e mais o centro de distribuição da rede, gerando por mês uma economia de R$ 13 mil. O grupo pretende, nos próximos meses, expandir o projeto, instalando placas solares em pelo menos mais 6 lojas na capital amazonense.
O diretor do Grupo Queiroz, Anderson Queiroz, ressalta que, além da economia financeira, a iniciativa tem como objetivo a utilização de uma energia limpa, abundante e que não agride ao meio ambiente. “Em 2023, a Queiroz completa 30 anos de atuação e essa é uma preocupação constante nossa. Faz parte da política de ESG (que significa Sustentabilidade, Social e Governança) do grupo”, destacou.
Outra iniciativa em plena expansão é o projeto Queiroz Mais Verde, que consiste na instalação de pontos de coleta seletiva de papelão e plástico, hoje já funcionando em 13 unidades, além do Centro de Distribuição. Nesses locais, são recolhidos resíduos gerados nas próprias lojas e os que são levados pela comunidade, dando o descarte correto para esses produtos. Em 2022, em Manaus, foram coletados 142 toneladas de papelão, 25 toneladas de plástico e 2 toneladas de papel.
Segundo Anderson Queiroz, o projeto está dentro da logística reversa, que é um conjunto de procedimentos adotados para recolher e encaminhar os resíduos gerados pelo negócio. Todo o material deixado nos pontos de coleta é recolhido por uma empresa parceira da Queiroz, que encaminha o material para reciclagem. “O cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos e, cada um fazendo sua parte, o impacto é extremamente positivo”, frisou.
A Queiroz também apoia iniciativas externas em prol do meio ambiente. É o caso do Remada Ambiental, projeto que realiza mensalmente a limpeza do Igarapé do Gigante, no rio Tarumã Açu. Em 6 anos de existência do projeto, já foram retiradas mais de 55 toneladas de resíduos do igarapé e da região da Marina do Davi. Mais de 6 mil voluntários contribuíram com a ação, ao longo desse período.
O Grupo Queiroz é parceiro do projeto há um ano. Além de materiais doados para a realização das ações, como caiaque, a empresa mobiliza todos os meses colaboradores para atuarem como voluntários. Anderson destaca a importância da Remada Ambiental, para chamar a atenção da sociedade para o descarte correto dos resíduos.
“Nos unimos à essa iniciativa, pela importância dela e por estar alinhada aos nossos propósitos, mobilizando nossos colaboradores para que também façam a sua parte e, principalmente, se tornem multiplicadores dessa mensagem tão importante”, afirmou.