Conexão Amazônica
SAÚDE

Hemoam se credencia para receber recursos de incentivo da Lei de Informática das indústrias da Zona Franca de Manaus

Publicidade

Com o credenciamento, a fundação poderá realizar pesquisa em tecnologia e automatizar muitos processos na hemoterapia, hematologia e laboratório no Hemoam

O Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), órgão vinculado à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), credenciou a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) a receber recursos, através de pesquisa e desenvolvimento com inovação, pelas indústrias da Zona Franca de Manaus.

O credenciamento foi aprovado na 60ª reunião do comitê, realizada no dia 5 de dezembro de 2019 e publicada no Diário Oficial da União n°16, no dia 23 de janeiro de 2020.

Publicidade

A diretora-presidente da Fundação Hemoam, Socorro Sampaio, comemora e diz que esse credenciamento será muito importante, para que a instituição cresça de uma forma exponencial na área da inovação com tecnologia. “Com está conquista, junto ao Capda, pretendemos desenvolver novos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, ampliando nossas atividades”, disse.

Com o credenciamento, a Fundação Hemoam poderá fechar convênios com empresas do Polo Industrial de Manaus, beneficiárias de incentivos fiscais da Lei de Informática para atividades de pesquisa e desenvolvimento.

O chefe do Departamento de Sistemas, Cristóvão Ribeiro de Almeida, ressalta que o credenciamento é uma conquista da instituição. “A partir de agora, estamos desafiados a escrever projetos, para transformar nossa instituição digital. Através dos recursos da Lei de Informática, estamos habilitados para encaminhar projetos de P&D para apreciação das indústrias da Zona Franca, com o proposito de captar recursos de acordo com a Lei de Informática”.

Ele conta que já há projetos sendo elaborados. “Estamos escrevendo três projetos, dentre eles o da doação inteligente, que é uma pesquisa para trazer melhorias ao sistema Hemosys. Em parceria com a captação de doadores, pretendemos escrever um projeto de gamificação, para apoiar o projeto chamado Doador do Futuro. Outra iniciativa é explorar pesquisas com realidade virtual, para apoiar a divulgação dos nossos serviços”, afirma.

Cristóvão também ressalta que qualquer setor do Hemoam pode escrever projeto de P&D, não somente o Departamento de Sistemas, desde que tenha pesquisa e inovação envolvendo tecnologia.

FOTO: DIVULGAÇÃO/HEMOAM

Publicidade

Leia mais

Novo posto de vacinação da Prefeitura de Manaus começa a funcionar no T6

elayne

Prefeitura de Manaus vai vistoriar mais de 25 mil imóveis em levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti

elayne

Por que a infecção urinária afeta mais mulheres do que homens?

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais