Conexão Amazônica
GERAL

Heróis do Fogo comemoram Dia Nacional do Bombeiro Militar

Publicidade

Neste dois de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) comemora o Dia Nacional do Bombeiro Militar. Diferentemente dos anos anteriores, marcados por solenidades militares para celebrar a importância da profissão, este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, não haverá nenhum evento, entretanto, o comandante geral do CBMAM, coronel BM Danízio Valente, ressalta que a data é de reflexão e incentivo ao trabalho desenvolvido pelos guerreiros do fogo.

“Para o bombeiro, essa data é de fundamental importância. É ter a lembrança: ‘Ei, bombeiro, obrigado por vocês existirem e estarem sempre dispostos a nos ajudar!’. É dar nossa homenagem àquelas pessoas que se dedicam diuturnamente para salvar vida, patrimônio e meio ambiente”, disse o comandante.

Não é à toa que os bombeiros militares também são conhecidos como “o amigo certo nas horas incertas”. Segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope Inteligência), que estuda comportamento das pessoas na política, no consumo e na utilização de serviços, o Corpo de Bombeiros Militar é a instituição mais confiável pelos brasileiros e está no topo do ranking por 10 anos consecutivos, ficando à frente de renomadas e respeitadas instituições, como Forças Armadas e Polícia Federal.

O coronel BM Danízio Valente acredita que essa confiança é resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, em todo o Brasil. “Essa credibilidade é em decorrência do trabalho humanizado que o bombeiro tem. Nós dedicamos a nossa vida à sociedade mesmo que, no atendimento da ocorrência, venhamos a perecer. Então, eu creio que seja por causa desse trabalho feito com dedicação e esmero. Os bombeiros passam por treinamentos avançados e que requer, muitas vezes, se ausentar da própria família. O Corpo de Bombeiros Militar não faz distinção de pessoas. Nós atendemos a todos de uma forma geral”, comentou a autoridade militar.

Nenhum passo atrás – Desde o primeiro caso de Covid-19 no estado, o CBMAM montou um sistema de monitoramento on-line para acompanhar os bombeiros militares. Uma das maiores preocupações foi salvaguardar o efetivo, principalmente por ser uma instituição de serviço essencial e realizar atendimentos pré-hospitalares. Com o preenchimento dos formulários, a Diretoria de Saúde da Corporação montou uma equipe para atendimentos on-line a fim de monitorar os bombeiros de acordo com a evolução dos casos. Nenhum óbito foi registrado entre os bombeiros infectados por Covid-19.

Prevenção – Desde o dia 17 de março, o CBMAM vem realizando mudanças na rotina diária dos bombeiros militares para aumentar a prevenção e enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A distribuição de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para cada bombeiro militar; o uso obrigatório de máscaras; assepsia e higienização do ambiente de trabalho, viaturas e áreas comuns foram algumas das medidas adotadas pelo CBMAM.

Vacinação H1N1 – Entre os dias 27 e 30 de abril, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas realizou a vacinação contra a Influenza A (H1N1). A ação foi em cumprimento ao calendário de vacinação do Ministério da Saúde (MS). Pelo menos 1.034 servidores do CBMAM, Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) foram imunizados contra a H1N1.

Salvamento Veicular – Outra conquista, neste ano, foi a entrega dos três conjuntos de equipamentos desencarceradores. A aquisição teve investimento da ordem de R$ 391.500,00 e foi feita pelo Fundo Especial Bombeiro Militar (Funesbom). Os novos equipamentos reforçam as atividades das equipes que atuam em ocorrências de acidente de trânsito e que necessitam de salvamento veicular tanto na capital quanto no interior.

História – No dia dois de julho de 1856, foi criado, no Rio de Janeiro, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte pelo Imperador Dom Pedro II, dando início ao serviço de combate às chamas que se expandiu para os mais diversos e distantes lugares do Brasil. Esse novo trabalho a serviço do Império,editado abriu portas para a chegada dos serviços essenciais no país e trouxe consigo o maior lema dos Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil: “Vida alheias e riquezas salvar”.

Fotos: 2º SGT BM Denis Wilson/CBMAM

Publicidade

Leia mais

Mãe de Ronaldinho Gaúcho morre aos 71 anos vítima da Covid-19

elayne

Chrigor, ex-Exaltasamba, faz show no Lappa neste sábado (28/1)

elayne

Prefeitura de Manaus avança na reforma do NAC da Compensa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais