Nesta segunda-feira (1º/09), a Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 29 anos, por ter esfaqueado no dia 28 de maio de 2024, no bairro Santa Etelvina, uma cadela chamada “Mel”, ela estava grávida.
De acordo com a delegada Juliana Viga, titular da Dema, a PC tomou conhecimento do caso por meio de uma denúncia do Ministério Público do Amazonas(MPAM), que apontava o homem como autor do crime. Equipes deram início as diligência para capturar o acusado. As imagens das câmera de seguranças de lojas próximas o local do crime.
“Com base nas evidências das imagens, solicitamos à Justiça a prisão do homem, o que foi deferido. As investigações continuaram, mas ele não foi localizado. Divulgamos sua imagem como procurado e, devido à repercussão, ele se apresentou hoje na delegacia, acompanhado de um advogado. Na mesma ocasião, a ordem judicial foi cumprida”, informou Juliana Viga.
O homem foi ouvido na delegacia e durante o depoimento ele confessou ter esfaqueado a cadela, dando como justificativa o fato do animal ter mordido ele. Minutos depois ele foi até a casa dele e pegou uma faca e voltou ao local onde desferiu vários golpes contra o animal. Ele afirmou ter a intensão de matar a cadela.
“Ele alegou que, no momento do crime, estava fora de si. Ele relatou que faz acompanhamento psiquiátrico, mas não estava tomando a medicação corretamente. Após o ataque, ele voltou para casa para dormir. Esse mesmo homem também responde por homicídio qualificado em Barreirinha, quando ateou fogo em uma vítima. Ele confessou esse crime, mas alegou que o processo já estava resolvido”, concluiu a delegada.
O homem responderá por maus-tratos de animais, ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
FOTOS: Beatriz Sampaio/PC-AM.