Conexão Amazônica
GERAL

Honda Motos mantém liderança de mercado, com melhor resultado em oito anos

Publicidade

Fortalecimento do lineup e retorno ao patamar de mais de 1 milhão de motocicletas comercializadas
são os principais destaques da marca em 2022

A Honda Motos encerrou 2022 com um crescimento de 17% nos emplacamentos em comparação ao ano anterior. Com 1,03 milhão de unidades comercializadas – melhor resultado desde 2014, quando 1,14 milhão de motocicletas foram emplacadas – a marca manteve sua consolidada liderança no mercado nacional.

Publicidade

O desempenho positivo reflete o fortalecimento das estratégias comerciais da Honda e demonstram também que a demanda por motocicletas segue aquecida. O veículo tem cada vez mais protagonismo, seja para uma solução de mobilidade mais conveniente e econômica, geração de renda ou lazer.

O principal destaque nos emplacamentos é a linha CG 160, com mais de 382 mil unidades, ou seja, 37% do total de vendas da Honda no ano. A segunda posição é ocupada pela Honda Biz, comercializada nas versões Honda Biz 110i e Honda Biz 125, com 195 mil unidades. Completam o ranking os modelos NXR Bros 160, líder de vendas no segmento trail, com 142 mil unidades e a Pop 110i, com 128 mil.

“No ano de 2022, superamos um ambiente de negócios complexo e desafiador para seguir atendendo aos clientes com uma gama completa e consistente de modelos. Tivemos um desempenho surpreendente, com o retorno ao patamar de mais de 1 milhão de motocicletas comercializadas, graças a uma boa organização industrial e logística, ao fortalecimento das estratégias comerciais e, também, ao apoio de uma sólida rede de concessionárias comprometida com a satisfação dos clientes”, afirma Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Moto Honda & CRM (Gestão de Relacionamento com Cliente) da Honda South America.

Produção

A produção também acompanhou a tendência de crescimento, com mais de 1,1 milhão de unidades saindo das linhas produtivas em Manaus (AM), alta de 19% sobre os números de 2021. O resultado acumulado supera os patamares de 2015, quando foram produzidas 1,04 milhão de motocicletas.

Ao longo de 2022, a Honda fez grandes esforços para aumentar o plano de produção e atender a demanda do mercado, tendo em vista o desequilíbrio das cadeias globais de suprimentos e alterações nas rotas logísticas.

Ainda no último período, a empresa também concluiu etapas importantes do plano de modernização de sua unidade produtiva, com o objetivo de tornar a empresa referência em eficiência produtiva. A expectativa é concluir todo projeto no primeiro semestre de 2023.

Destaques 2022

A Honda Motos segue como líder absoluta do mercado e mantém a estratégia de inovar constantemente seus negócios, sobretudo em relação ao line up.

No crescente segmento de scooters, a empresa busca consolidar sua posição de liderança. Para isso, em 2022 lançou grandes novidades, como a nova PCX, scooter mais vendida do Brasil com novo motor 160; além da Forza 350 para o segmento de média cilindrada e a X-ADV, scooter de alta cilindrada com muita tecnologia embarcada.

Já os modelos de baixa cilindrada, mais voltados ao deslocamento diário e geração de renda, a Honda é líder absoluta. A grande novidade é a CB 300F Twister, modelo consagrado que chega com um novo motor, mais potente e eficiente, além de um novo design, assinado pela equipe brasileira de Design da Honda. É um modelo feito por brasileiros para brasileiros.

Nos modelos de maior cilindrada, a empresa busca fortalecer sua presença em um segmento altamente competitivo. Por isso, a Honda apresentou importantes lançamentos, como as novas CB 500F e CB 500X, modelos porta de entrada para alta cilindrada; a NC 750X, com a exclusiva transmissão DCT, e, mais recente, a nova Africa Twin DCT, com o diferencial de produção nacional do modelo. A fábrica da Honda, em Manaus, é a única operação fora do Japão a produzir a tecnologia e isso demonstra a excelência de sua capacidade produtiva, além de proporcionar mais autonomia e estabilidade para atender a demanda.

Perspectivas 2023

A Honda é uma empresa que mantém investimentos constantes, com uma estratégia voltada para a qualidade do negócio e de sua relação com clientes e parceiros de negócios. A marca segue acreditando na relevância da motocicleta para o Brasil e, para 2023, projeta um crescimento gradual e consistente, com um volume mais de 10% superior a 2022.

A empresa investirá no fortalecimento do line up, com diversas novidades na linha de produtos, em praticamente todos os segmentos em que atua, entre lançamentos inéditos e novas gerações dos modelos atuais.

“Em 2023, seguiremos trabalhando em uma renovação total do nosso line up, assegurando o prazer da condução, a segurança e o respeito pelo meio ambiente”, complementa Marcelo Langrafe.

Publicidade

Leia mais

Governador do Amazonas Pede 7 dias para Uma Análise de Flexibilização e Empresários da Alimentação Fora do Lar Continuam Perdendo.

elayne

CMS prorroga até o dia 8 de abril as inscrições para a Conferência de Saúde Mental

elayne

Arquiteta e urbanista revela as transformações que conheceu com atualização em curso de reabilitação urbana

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais