Conexão Amazônica
DESTAQUEMeio Ambiente

Ibama alerta para a preservação do Sauim-de-coleira

Publicidade

O sauim-de-coleira é uma espécie endêmica da Amazônia e é reconhecida como mascote da cidade de Manaus. Está entre os 25 primatas mais ameaçados do mundo, segundo o relatório internacional Primates in Peril: The World’s 25 Most Endangered Primates 2023–2025.
A espécie possui uma distribuição geográfica restrita, ocorrendo exclusivamente em três municípios do estado do Amazonas: Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Essa área de ocorrência é bastante limitada, o que contribui para a sua vulnerabilidade. Entre os principais fatores que ameaçam sua sobrevivência estão a expansão urbana, o desmatamento, ocupações urbanas e rurais ilegais , a redução e fragmentação do habitat, além da poluição ambiental.
O sauim adulto possui cerca de 32 cm, nascem pesando 40g e na fase adulta podem pesar até 550g. É essencial para a floresta: dispersa sementes, ajuda a controlar insetos, alguns dos quais são vetores de doenças , e mantém a manter o equilíbrio do ecossistema. Sua dieta é diversa: insetos, frutas, néctar, ovos e até pequenos vertebrados. Dorme nas copas das árvores — em palmeiras, cipós e ocos altos.
Em 2011, foi criado o Plano de Ação Nacional (PAN) Sauim-de-Coleira, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Nesse plano, instituições locais, nacionais e internacionais unem forças para proteger a espécie e restaurar seu habitat.
Em 2020, o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), indicou uma perda de 80% da população da espécie desde 1997. A estimativa apontou que ainda existem mais de 45 mil indivíduos na natureza, sendo mais de 20 mil adultos.Por isso, o sauim-de-coleira foi classificado como “criticamente em perigo” também pela União Internacional para a Conservação da natureza (IUCN) pela Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente.
Proteger o sauim-de-coleira não é apenas um dever ambiental, mas também um compromisso com a biodiversidade, com as futuras gerações e com a identidade cultural da região amazônica. O sucesso dos esforços conjuntos dependerá da continuidade das políticas públicas, da educação ambiental e do engajamento da sociedade como um todo na luta pela conservação dessa espécie tão emblemática.
“Hoje entregamos o primeiro recinto 100% dedicado a pequenos primatas com ênfase no Sauim-de-coleira da Amazônia. É um grande orgulho e uma grande vitória para a conservação da espécie”, São palavras do Superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.

Fonte: Divulgação Ibama-AM.

Publicidade

Leia mais

Mãe e padrasto são presos por manter menino trancado em quarto sem comida no AM

elayne

Brasil derrota Espanha e garante lugar na final do futebol feminino

elayne

Réveillon Manaus 2025 na Ponta Negra reúne cerca de 150 mil pessoas com magnífica queima de fogos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais