Conexão Amazônica
AMAZONASDESTAQUE

Ibama, Amazonastur e Artesãos Indígenas unem forças contra o uso ilegal da fauna silvestre

Publicidade

BRASÍLIA – Em uma iniciativa conjunta, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e artesãos indígenas estão se unindo para combater o uso ilegal da fauna silvestre.

A colaboração surge em resposta ao turismo com animais e ao uso de artesanatos confeccionados com partes de animais. A preocupação se intensifica com a proximidade do Festival Folclórico de Parintins, período em que tais modalidades de infração ambiental tendem a se agravar.

Publicidade

O Ibama tem trabalhado nesta pauta há mais de 20 anos, através da campanha educativa “Não tire as penas da vida”. “A atuação do Ibama resultou numa enorme evolução e envolvimento das Associações Folclóricas de Parintins que deixaram de usar penas verdadeiras e hoje usam somente penas sintéticas”, afirmou o Superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.

A Amazonastur, por sua vez, realiza a campanha “Não toque, observe” para alertar sobre o manuseio de animais silvestres em locais de turismo, prática que configura crime de acordo com a Lei 9.605/98 e infração ambiental pelo Decreto 6514/08.

Entidades indígenistas presentes no evento reconheceram a importância do repasse de informações para que não ocorram autuações e apreensões de bens para indígenas. Além disso, ressaltaram a relevância do respeito à cultura indígena pelos não-indígenas, lembrando que o uso de artefatos indígenas remete à hierarquias tribais que devem ser respeitadas no âmbito da cultura indígena.

A iniciativa faz parte da programação do Ibama para a temporada 2024 da campanha educativa e representa um passo importante na luta pela proteção da fauna silvestre e pelo respeito à cultura indígena.

Fonte: Divulgação IBAMA-AM.

Publicidade

Leia mais

Equipe da Comissão de Proteção aos Animais da Aleam desembarca em Manaus após duas semanas de resgate no RS

elayne

‘Sine nos Bairros’ da prefeitura atua em quatro zonas de Manaus

elayne

Recorde de chuvas camufla falta de investimento em ações preventivas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais