Conexão Amazônica
GERAL

Idam beneficia pequenos produtores de Parintins com novo modelo de Ater, que inclui a mecanização agrícola

Publicidade

Modelo já utilizado em Presidente Figueiredo e no Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, beneficiou cerca de 90 produtores até o momento

Para atender pequenos produtores que trabalham com a pecuária e cultivos agrícolas em Parintins, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), iniciará, no mês de fevereiro, um novo modelo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que inclui os trabalhos de mecanização agrícola no município.

Nesse modelo, o Idam disponibiliza a patrulha e implementos agrícolas (roçadeira, distribuidor de calcário e grades aradora e niveladora), e o produtor, em contrapartida, entra com o diesel financiado pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) para operação dos equipamentos.

O objetivo é incentivar o aumento da produtividade, diminuir o esforço físico do trabalhador no campo e, especialmente, combater o desmatamento e as queimadas. Inicialmente, 15 famílias do entorno da cidade irão receber os serviços. E a meta para os próximos meses é atender até 50 famílias de outras localidades de Parintins.

O modelo, que vem sendo utilizado no município de Presidente Figueiredo e no Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, como proposta institucional, já beneficiou cerca de 90 famílias rurais com a mecanização de 290 hectares, que receberam os plantios de culturas como o limão, a laranja, o milho, hortaliças em geral, além da recuperação de pastagens para alimentação do gado.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, a mecanização agrícola, no município, será destinada para pequenos produtores, que desejam fazer a transição da pecuária extrativista para a pecuária regenerativa ou pecuária sustentável. E ainda para aqueles produtores que trabalham com outras atividades e que cultivam alimentos na base da enxada, com sacrifício e esforço físico.

“A ideia é que possamos atender, por meio da assistência técnica, aqueles produtores que possuem de um a três hectares, para que seja possível triplicar a produtividade de mandioca e obter maior rendimento por área. E, a partir do cultivo de mandioca, fazer a implantação de culturas permanentes em Sistemas Agroflorestais (SAFs), a exemplo do cacau consorciado com o açaí e outras espécies florestais”, disse Valdenor, ao destacar que é determinação do governador Wilson Lima ajudar o pequeno produtor a melhorar sua estrutura de produção e gerar renda no campo.

Segundo o gerente do Idam em Parintins, Rickson Valente, o município tem potencial para a pecuária, e há muito tempo essa atividade vem precisando de incentivos para avançar. “Parintins possui áreas com pastagens degradadas, e esses equipamentos chegam para dar vida a essas pastagens, que são tão importantes para quem trabalha com a criação de bovinos”, destacou Rickson, ao agradecer a iniciativa do governo estadual.

Outros programas – O Pró-mecanização e Pró-calcário são programas gerenciados pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) que oferecem o uso da mecanização com a utilização de tratores para limpeza e preparação do solo, assim como a aplicação do calcário para diminuir a acidez da terra, que é uma caraterística dos solos encontrados no Amazonas.

Em 2020, mais de R$ 1,7 milhão em projetos elaborados pelo Idam foram aprovados pela Afeam para o Pró-mecanização e Pró-calcário.

FOTOS: Divulgação/Idam

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus realiza quase 600 atendimentos na ação social em alusão ao Dia do Feirante

elayne

Roberto Cidade solicita cadastro das crianças que ficaram órfãs devido a Covid-19

elayne

Prefeitura divulga lista de selecionados em oficina do projeto ‘Qualifica Artista Manauara’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais