Conexão Amazônica
GERAL

Idam realiza palestra sobre melhoramento genético como ferramenta da pecuária sustentável

Publicidade



O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) promoveu, nesta quarta-feira (11/11), uma palestra de capacitação para técnicos do Sistema Sepror e parceiros do setor primário com o tema inédito “O melhoramento genético como ferramenta na busca de uma Pecuária Sustentável para Bovinos e Bubalinos”. O evento aconteceu no auditório da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A palestra foi ministrada pelo titular da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal (SP), professor pós-doutor Humberto Tonhati. Participou do evento também o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam, professor doutor Marco Antônio Mendonça.

Segundo Humberto Tonhati, o principal objetivo da palestra foi despertar o entendimento para o que é uma pecuária sustentável e mostrar como o melhoramento de genética pode contribuir para alcançar a sustentabilidade no estado.

“Precisamos iniciar os programas de controle leiteiro e ajudar os criadores a entenderem da importância desse projeto, que seria o desenvolvimento eficiente da seleção de animais capacitados a produzir, deixando de ser um estado importador de material genético para ser exportador”, detalhou Tonhati.

O diretor da FCA da Ufam explica a importância do melhoramento genético como ferramenta na busca de uma pecuária sustentável. “A ideia é que essa ferramenta possa ser absorvida como política de estado, um planejamento para que se discuta a oficialização dela, buscando a pecuária sustentável”, disse Marco Antônio.

Participação – Além do pequeno público que acompanhou a palestra de forma presencial, o evento ainda foi transmitido no formato digital e, segundo a gerente de Apoio à Produção Animal (Gepan) do Idam, a zootecnista Meyb Seixas, contou com a participação de 59 telespectadores de várias partes do estado, entre eles o secretário de Produção Rural, Petrucio Pereira de Magalhães Júnior.

“Tivemos a participação de vários escritórios do Idam no interior e conseguimos alcançar em duas horas uma grande quantidade de pessoas, pois esperávamos em torno de 20 pessoas e apareceram 59 conectadas, além do link disponibilizado pela Ufam em seu canal no YouTube”, disse Meyb.

FOTOS: Divulgação/Idam

Publicidade

Leia mais

Morre criança baleada por policial penal após ‘fechada’ no trânsito

elayne

Governo do Amazonas determina retomada de transporte fluvial no Amazonas a partir de 16 de julho

elayne

Prazo de coleta de dados do Censo da Educação Superior termina hoje

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais