Conexão Amazônica
GERAL

Idam tem Crédito Rural e Emissão de DAP na programação de capacitação virtual

Publicidade

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início, na segunda-feira (08/02), à quarta semana de capacitação virtual, com cursos de Capacitação Técnica em Crédito Rural e Capacitação para Emissores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Disponibilizados por meio de videoconferência, os cursos de capacitação se estenderão até o fim da semana (12/02), e são direcionados para os técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Sistema Sepror, em especial os recém empossados por meio de concurso público.

O foco desta semana são os cursos de emissão da DAP, durante o período da manhã, e de elaboração de projetos de Crédito Rural, durante o período da tarde. Para o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, são duas agendas de grande importância para o produtor familiar. “É o que viabiliza a participação do produtor no nosso processo de promoção humana, por meio da produção rural qualificada. Para promover o produtor de subsistência para que ele possa ter uma estabilidade econômico-financeira e qualidade de vida, para si mesmo e para sua família”, disse.

Vale destacar que as reuniões remotas, de forma online, são recomendações do governador do Estado, Wilson Lima, devido à pandemia de COVID-19. E as atividades no setor primário seguem online objetivando fomentar o segmento. O secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, acrescenta que “o agro não para. E mesmo em tempos de pandemia e necessidade de mantermos o distanciamento social, o Idam tem promovido importante capacitação virtual para integrar as equipes técnicas do interior e da Unidade Central, ampliando as trocas de experiências, visando garantir máxima eficiência ao serviço de assistência técnica e extensão rural no Amazonas”.

Conforme o Gerente de Capacitação e Metodologias de Assistência e Extensão Rural do Idam (GECAM), Pedro Chaves, os cursos oferecidos são metas do Programa de Capacitação Técnica de Extensionistas Rurais do IDAM. E cerca de 250 servidores de 66 unidades locais e Central do IDAM e do Sistema Sepror estão participando.

“Durante essa semana, nós vamos ver como o técnico deve se comportar mediante as necessidades do produtor familiar de acesso às linhas de crédito. Para isso, iremos explanar ao longo de toda a semana os normativos que regem os programas incentivados pelo Governo do Estado, como o pró-mecanização e o pró-calcário”, explicou Luiz Antônio Nascimento, gerente da Gerência de Crédito Rural (GECRER) e coordenador da Capacitação Técnica em Crédito Rural.

Segundo ele, a programação visa dar destaque à legislação ambiental, passando pelas linhas de crédito e direcionando o crédito rural para os projetos prioritários, dentro do Plano Operativo do Idam para este ano.

“Tão logo a questão da pandemia nos permita, pretendemos concluir a capacitação com a parte prática presencial: a manipulação de planilhas e elaboração de projetos em si”, concluiu Luiz.

Coordenado por Carlos Alberto Magalhães, engenheiro agrônomo da GECRER, a Capacitação para Emissores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) tem como objetivo abordar os procedimentos usados para a emissão da DAP, para pessoas físicas e jurídicas, dando ênfase a irregularidades e dificuldades resultantes.

“É muito importante se atentar para as regras da DAP. O desencontro de informações pode resultar em suspensão da DAP e cancelamento do CPF”, explicou Carlos Alberto.

FOTOS: Divulgação / Idam

Publicidade

Leia mais

Ageman faz mapeamento de poços para reforçar ações de sistemas isolados de abastecimento de água

elayne

Veículo colide com picape que transportava o Prefeito David Almeida

elayne

Sesi lança nova temporada de competições de robótica

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais