Conexão Amazônica
GERAL

Idam trabalha com comunidades do rio Abufari para a criação de associação de agroextrativistas

Publicidade


O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou, no último domingo (13/12), de uma assembleia na comunidade Fazenda do Abufari, no município de Tapauá, distante 449 quilômetros de Manaus. O objetivo foi realizar a eleição das diretorias executiva e fiscal da Associação Agroextrativista das comunidades Fazenda do Abufari e São Sebastião, além da aprovação de seu estatuto, para que a associação seja reconhecida legalmente.

Segundo o gerente da unidade local do Idam, Franklânio Duarte, o processo da criação desta associação teve início ainda em julho deste ano, e representa um importante passo para o avanço do setor primário em Tapauá.

“A criação desta associação é importante porque permite às famílias da comunidade se beneficiarem de políticas públicas acessíveis apenas a produtores associados e legalizados de forma jurídica. São programas promovidos, por exemplo, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e as políticas federais de preço mínimo para a castanha e o açaí da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)”, esclareceu Franklânio.

Além do gerente da unidade local do Idam, compareceram à assembleia o presidente da Agroindústria Abufari – Produtos Amazônicos, Leonardo Baldissera Campos, e o gerente da fábrica, Raimundo Rabelo.

Agroextrativismo – Localizadas na região do rio Abufari, as comunidades Fazenda do Abufari e São Sebastião são compostas de produtores familiares inseridos primariamente no agroextrativismo da castanha-do-Brasil e açaí. A região contribui com a segunda maior produção de castanha de Tapauá, cuja safra do ano passado ultrapassou a marca de 6 mil toneladas.

Agroindústria – Inaugurada em agosto deste ano, a Agroindústria Abufari tem capacidade de produção de mais de 300 toneladas ao ano e a perspectiva de exportar até 80 toneladas de castanha-do-Brasil desidratada no primeiro ano. Cerca de 300 extrativistas das comunidades Fazenda do Abufari e São Sebastião fornecem castanhas in natura à fábrica, levando renda e empregos à região.

FOTOS: Divulgação/Idam

Publicidade

Leia mais

Prefeito confere avanço do rio Negro no centro de Manaus

elayne

Bala perdida atinge janela de laboratório da Ufam, em Manaus

elayne

Prefeitura realiza ação de limpeza na praia da Lua

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais