Conexão Amazônica
CIDADES

Idosa de 61 anos em situação de rua é resgatada por equipes sociais e levada para Abrigo Emergencial

Publicidade

Mulher, que estava em um local totalmente insalubre, aceitou ir para o abrigo após abordagem de assistentes sociais

Uma idosa de 61 anos em situação de rua e com alterações na memória foi resgatada em uma ação desenvolvida em conjunto entre equipes sociais da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas. A mulher estava em um local totalmente insalubre, nas proximidades do Terminal de Integração 4 (T4), na zona norte, e foi levada para o Abrigo Emergencial montado na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na zona centro-sul da capital, como medida de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).

O caso chegou ao conhecimento das equipes por meio de um vídeo postado nas redes sociais. Após isso, na última quarta-feira (27/05), profissionais especializados da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e das secretariais estaduais de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) e Assistência Social (Seas) foram até o local averiguar a denúncia.

Mesmo com alterações na memória, a idosa relatou às equipes que estava no local há 15 dias e que tem dois filhos, mas não soube informar a localização de nenhum dos parentes. Após abordagem de assistentes sociais, a mulher aceitou ir para o abrigo coordenado pelo Governo do Estado, onde passou a receber cinco refeições diárias, ações de higiene, atendimento médico e psicológico especializado.

De acordo com a secretária Caroline Braz, titular da Sejusc, a situação da idosa chegou ao seu conhecimento por meio das redes sociais e via WhatsApp. Assim que recebeu a demanda, acionou o Centro Integrado de Proteção e Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (Cipid) e demais equipes sociais para averiguar a procedência do caso.

“A equipe foi ao local, verificou que realmente a idosa estava em situação de total risco, abandonada, e já conseguimos encaminhá-la para o abrigo na Arena Amadeu Teixeira. Estamos analisando todo o seu histórico familiar para verificar se realmente tem família na cidade, para dar a ela uma solução definitiva. O mais importante agora é salvar a sua vida, garantir sua proteção, inclusive contra o coronavírus, e trabalhar a parte da alimentação e do seu emocional que está muito abalado”, disse a titular da Sejusc.

Entenda – A abordagem e o resgate social são de responsabilidade da Semasc, mas, devido ao período de pandemia, outras secretarias ajudam em algumas abordagens. À Sejusc cabe garantir o cumprimento das políticas públicas voltadas a População em Situação de Rua (PSR).

Números – Para acionar a equipe de abordagem social da Prefeitura de Manaus, ligue para 0800 092 6644 (Disque Direitos Humanos), 0800 092 1407 (Disque Denúncia), ou para o Disque 100 (Direitos Humanos), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), que funciona 24 horas e analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos.

Abrigos – O Governo do Amazonas coordena três abrigos direcionados às pessoas em situação de rua durante o período da pandemia: Arena Amadeu Teixeira, e nas bases provisórias, no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Áurea Braga, na Compensa, e no Centro de Convivência da Família Miranda Leão, no Alvorada.

FOTOS: Chamel Flores/Sejusc

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus lamenta morte do artista Zezinho Corrêa

elayne

Como prevenção ao mês das chuvas, Prefeitura de Manaus realiza manutenção de galerias pluviais do bairro Dom Pedro

elayne

Wilson Lima garante renovação do auxílio-moradia aos antigos moradores do Monte Horebe

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais