Conexão Amazônica
ECONOMIA

Impacto da pandemia nas empresas brasileiras é foco de nova pesquisa do IBGE

Os trabalhadores da montadora Fiat Chrysler Automobiles constroem um modelo Argo 2020, em meio à disseminação da doença por coronavírus (COVID-19), na fábrica de montagem em Betim
Publicidade

O IBGE começou a monitorar os impactos da pandemia de coronavírus nas empresas brasileiras, em uma pesquisa que terá resultados divulgados quinzenalmente. A sondagem vai abranger cerca de 2 mil, em todas as regiões do país, dos setores da indústria, comércio, serviços e construção. Os primeiros dados da Pulso Empresa já estão sendo colhidos para lançamento na próxima quinta-feira, dia 16.


Eles vão trazer comparações entre a situação das empresas no início de junho e o período imediatamente anterior à pandemia e às medidas de isolamento social para conter o contágio. A partir daí, a pesquisa vai analisar a evolução de cada uma em comparação com a quinzena anterior.


De acordo com o coordenador do IBGE Alessandro Pinheiro, o foco do questionário é o ambiente de negócios, já que a parte social dos impactos da pandemia está sendo medida por outra pesquisa do próprio Instituto, a PNAD Covid.


Pra isso a pesquisa está levantando dados sobre o comportamento das vendas e as condições de fabricação ou atendimento aos clientes. Também são rastreados indicadores sobre o acesso das empresas a seus fornecedores e a capacidade de realizar pagamentos de rotina.


Além disso, o IBGE vai identificar alterações no quadro de funcionários e as principais medidas de reação adotadas, e também o posicionamento das empresas diante das medidas emergenciais do governo, como o adiamento do pagamento de impostos e a utilização de linha de crédito emergencial para saldar a folha salarial.

Publicidade

Leia mais

Camila Queiroz estrela campanha para estimular compra online

Elaine Marques

Operação ‘Estiagem’ leva ajuda humanitária para 500 famílias em comunidades do Baixo Amazonas

Elaine Marques

Auxílio Brasil: ministro diz que governo usará R$ 30 bi fora do teto

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais