Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Implurb chega a quase 45 mil atendimentos de janeiro a setembro em licenciamento urbano

Publicidade

Com os 5.002 atendimentos realizados no mês de setembro, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), chega a quase 45 mil serviços prestados no sistema de licenciamento urbanístico da cidade.

Comparando com o mesmo período de 2023, a alta é de 4%, sendo que, este ano, foram 44.676, contra 42.934 de janeiro a setembro do ano passado.

Publicidade

Neste ano, a média é de 4.964 atendimentos por mês. Em setembro, o Implurb recebeu 2.247 e-mails, 798 ligações e fez a formalização de 518 processos, além de ter 1.131 atendimentos presenciais. Em toda a gestão municipal, de janeiro de 2021 a setembro de 2024, o instituto soma 195.013 serviços ao público em geral.

“Buscamos aprimorar o sistema e serviços constantemente, indicadores de gestão e processos internos, para dar celeridade a projetos de licenciamento urbano diariamente. E parte disso se reflete em conquistas e indicadores, como redução do tempo para análise e viabilidade para abertura de empresas”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Todos os serviços e processos passam pela Gerência de Atendimento (Geat), de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

O Implurb trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos, com banco de dados e inteligência artificial, além de um software de licenciamento urbanístico.

Todos os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas para atendimento junto ao Implurb devem ser enviadas para o e-mail respostaimplurb@outlook.com.

Requerente

Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.

O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.

No site do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

A Gerência de Atendimento do Implurb tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 11h30. Dois outros números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589. O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos). A autarquia reforça que estes canais são exclusivos para atendimento a processos e demandas junto ao Implurb.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Arquivo/Semcom

Publicidade

Leia mais

Governo publica regulamentação da tarifa de escassez hídrica

elayne

De janeiro a novembro, prefeitura supera em 33% total de certidões de endereço emitidas em 2022

elayne

Solidariedade: Grupo Nilton Lins lança campanha para ajudar animais afetados pela enchente no RS

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais