Após mais de 11 horas consecutivas de trabalho intenso, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) continua a combater o incêndio de grandes proporções que atingiu as instalações da empresa Effa Motors, situada no Distrito Industrial II, na zona Leste de Manaus.
De acordo com informações preliminares, o fogo teve início por volta do meio-dia desta terça-feira (5), numa área da empresa onde estavam armazenados diversos materiais inflamáveis como pneus, tintas e plásticos. O Corpo de Bombeiros foi acionado rapidamente e a primeira viatura chegou ao local em questão de minutos.
A presença de produtos altamente combustíveis, aliada aos ventos fortes, contribuiu para a rápida propagação das chamas, que acabaram por atingir outros pavilhões da empresa. Para conter o incêndio, foi mobilizada uma força-tarefa composta por 26 viaturas e cerca de 148 bombeiros militares. Entre os recursos utilizados estão caminhões Auto Bomba Tanque, Auto Plataforma, unidades florestais, de resgate e de ataque rápido.
As lojas Bemol também colaboraram com o envio de brigadistas e viaturas para reforçar os trabalhos no local. Apesar de todos os esforços, o fogo ainda não foi completamente controlado.
Os bombeiros utilizam Líquido Gerador de Espuma (LGE) para intensificar o combate direto às chamas e contam com o apoio de drones para o mapeamento aéreo e monitorização da área atingida.
Segundo fontes do CBMAM, estão a ser utilizados todos os recursos tecnológicos disponíveis no enfrentamento da ocorrência. Até ao momento, não há previsão para o término da operação, e nenhum representante oficial da Effa Motors se pronunciou sobre o caso. As causas do incêndio serão apuradas por meio de investigação.