Conexão Amazônica
CIDADES

Índice de mortes no trânsito de Manaus ainda é desafio a ser superado

Publicidade

Só em 2019, os óbitos no trânsito em Manaus representaram 44,5% do total de vítimas. Uma taxa maior do que os 100 maiores municípios brasileiros pesquisados.

Em 2019, Manaus apresentou uma taxa de óbitos no trânsito maior que a média dos cem maiores municípios do Brasil. Esse índice colocou a capital do Amazonas na 53ª classificação no estudo “Desafios da Gestão Municipal” (DGM), que apresenta uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras, que representam metade do PIB brasileiro.

Publicidade

Manaus registrou 236 óbitos no trânsito em 2019, número maior que os registrados em 2009.

A maior parte dos óbitos no trânsito no município envolveu motociclistas: 105 óbitos, o que representa 44,5% do total de vítimas no trânsito em 2019, seguido de pedestres, usuários de automóvel, ciclistas, caminhão e ônibus.

Ainda segundo o levantamento, que analisa indicadores da última década, o número de homicídios saltou de 748, em 2009, para 1.076, em 2019, o que representa uma variação de 43,9% no período. 

Em 2019, as principais vítimas dos homicídios foram homens (92,6%), negros ou pardos (87,9%) e jovens (59,9%).

As mortes no trânsito e o número de homicídios colocaram Manaus na 96% classificação no ranking (de 100 municípios analisados), chegando próximo ao último lugar no indicador “segurança”, um dos maiores desafios a serem enfrentados.

Publicidade

Leia mais

David Almeida vistoria recuperação e anuncia retorno de atividades do Distrito de Obras

elayne

Prato Cheio de Tefé está em novo endereço a partir desta sexta-feira

elayne

Planejamento para aniversário da cidade é pauta de Comissão Especial de Eventos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais